Durante o desenvolvimento de um novo medicamento é necessário verificar sua compatibilidade com o material de acondicionamento proposto para embalagem. Acerca deste tema, há relatos na literatura da adsorção de conservantes em materiais de embalagens poliméricos utilizados em medicamentos.
Essa situação é exemplificada na tabela a seguir.
Parabenos
Quantidade (%) adsorvida por grama de material polimérico
Solução inicial
3x10-5 M
Polietileno de alta densidade
Polipropileno
Policarbonato
Polimetacrilato
Poliestireno
Metilparabeno
0,6
0,4
4,8
1,0
0
Etilparabeno
1,2
0,2
5,9
0,8
0,3
Propilparabeno
1,5
2,4
1,4
2,9
2,8
Butilparabeno
6,6
5,7
7,8
6,5
2,1
Fonte: BOU-CHACRA, 1998.
Com base no conteúdo apresentado nesta unidade do livro e as informações da tabela acima, indique qual conservante apresenta menor interação com os polímeros do material de embalagem.
Assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a.
Butilparabeno e polietileno de alta densidade.
b.
Propilparabeno e poliestireno.
c.
Propilparabeno e polipropileno.
d.
Metilparabeno e policarbonato.
e.
Metilparabeno e polietileno de alta densidade. (Correta, pelo AVA)
Soluções para a tarefa
Resposta:
Metilparabeno e polietileno de alta densidade.
Explicação:Concluídos (mais recentes)
Resumo
É recente a preocupação com os efeitos causados pelos conservantes de cosméticos, fármacos e alimentos que, uma vez que em contato com o meio ambiente aquático provoca danos a biota. Estudos relacionando a exposição dos parabenos a humanos e ratos são abundantes na literatura visto que possuem a característica de serem carcinogênico e disruptores endócrinas. No entanto, ainda são poucos o…
Com peso molecular elevado, o polietileno de alta densidade (PEAD) é indicado especialmente para a fabricação de tubos. Com excelentes propriedades mecânicas, físicas, químicas e hidráulicas, os tubos apresentam uma ótima resistência ao tensofissuramento e às deformações, garantindo durabilidade superior a 50 anos.