Durante mais de 300 anos, os cuidados de saúde no Brasil eram delegados aos curandeiros, pajés e boticários, cabendo à população buscar, por iniciativa própria, recursos e meios para cuidar de sua saúde. Nesse período a população era basicamente do meio rural e as cidades eram pouco desenvolvidas em termos organizativos e sanitários. Sobre esse cenário de cuidados em saúde dessa época, assinale a alternativa correta.
a)Nessa época os cuidados em saúde eram ofertados pelos pajés, curandeiros e boticários, e os pobres e os trabalhadores formais poderiam ter acesso à saúde por meio das caixas de aposentadoria e pensões (CAPS).
b)Os cuidados em saúde obtiveram uma pequena modificação com a chegada da familia Real portuguesa, que veio ao Brasil trazendo seus considerados "médicos de familia", da Europa. Contudo, o acesso a esses médicos era ainda apenas para as famílias ou pessoas que pudessem pagar e todo o resto da população continuava sem acesso a saúde.
c)Os cuidados em saúde nos primeiros 300 anos no Brasil eram delegados aos curandeiros e pajés, pois a população era majoritariamente composta por índios e escravos e assim a população se sentia mais confortável com os cuidados ofertados por essas pessoas.
d)O acesso à saúde veio em conjunto a Família Real Portuguesa que trouxe da Europa médicos para trabalhar nas Santas Casas de Misericórdia e assim ofertar cuidados em saúde à população.
e)Desde a colonização portuguesa, o acesso à saúde era somente para os ricos e os pajés e curandeiros só ofertaravam seus cuidados aos índios e locais, deixando os portugueses colonizadores a mercê dos cuidados dos médicos Europeus.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Resposta:
a
Explicação:
Perguntas interessantes
Geografia,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Português,
9 meses atrás
Filosofia,
9 meses atrás
Geografia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás