Durante longo período, os bárbaros foram responsabilizados pelo fim do Império Romano do Ocidente, tal como observamos na frase de Piganiol: “O Império Romano não morreu de morte natural, ele foi assassinado”. Todavia, outros estudos tem demonstrado que são múltiplos os fatores que contribuíram para o fim do Império. Relacione o fim das guerras de conquistas à crise econômica vivenciada pelo Império Romano.
PFVVV URGENTE
Soluções para a tarefa
O Império Romano foi gradativamente perdendo o controle da grande extensão territorial conquistada e consequentemente quando ele não conseguiu mais impor seu domínio o seu vasto território foi dividido em várias comunidades políticas sucessoras ocasionando uma crise econômica em que o governo imperial enfrentava superpopulação na capital do império em Roma além das doenças e dos ratos.
A queda do Império Romano do Ocidente deu-se com o declínio do escravismo e produção, além das invasões bárbaras.
A crise do sistema escravista foi uma dos principais fatores que corroborou com a queda do Império Romano do Ocidente, pois teve como consequência o declínio da economia romana. Essa crise se alastrou a medida em que os povos conquistados recebiam o direito à cidadania romana.
Sem a mão de obra escrava houve encarecimento dos alimentos, consequentemente, trouxe fome e miséria para essa região.
Com o enfraquecimento do reino Romano ocorreu a ascensão do cristianismo e a chegada dos povos germânicos, os bárbaros. As invasões germânicas só foram possíveis por causa do enfraquecimento do exército romano.
Para mais informações, acesse:
Queda do Império Romano: https://brainly.com.br/tarefa/37824729