Durante esta campanha eleitoral veremos algo que está acontecendo em nível mundial: praticamente depois de cada afirmação dos candidatos há quem se encarregue de verificar se é verdade o que diz e, se não for, desmenti-lo e apresentar o dado concreto. As plataformas de fact checking também, como a Maldito Bulo (maldito boato). Mas, além dessas plataformas, há uma série de diretrizes para que cada um tente identificar conteúdo suspeito:
- Se a notícia nos parece familiar, pode ser uma farsa que é compartilhada de novo e de novo.
- Se for bom demais para ser verdade, é melhor suspeitar.
- É preciso desconfiar de uma imagem de tela de computador que chega por WhatsAp ou redes sociais. Se não for acompanhada de um link para se comprovar se é verdade, pode ser uma montagem.
- O mais importante é tentar identificar a fonte original: se não cita fontes ou a informação vier de "um amigo de um amigo", provavelmente não é verdade.
- Atenção à aparência. Muitos sites com conteúdo falso procuram ter um nome ou uma estética semelhante à de meios de comunicação conhecidos.
Considerando as informações apresentadas, analise as afirmações a seguir:
I. A não indicação da fonte da informação recebida por meios como o What pode ser um indício de que estamos mediante a uma fake news.
II. É possível identificar uma página de notícias falsas observando se esta imita a aparência de meios de comunicação famosos.
III. A sensação de que estamos mediante uma notícia que já conhecemos significa que ela é verdadeira, podendo-se confiar nessa informação.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
I e II, apenas.
Alternativa 3:
I e III, apenas.
Alternativa 4:
II e III, apenas.
Alternativa 5:
I, II e III.
Soluções para a tarefa
Respondido por
78
Alternativa 2:
I e II, apenas.
enaicat15:
Também sou aluna na Unicesumar, Gestão Pública.
Respondido por
61
Alternativa 2. I e II apenas
De acordo com os dados da pesquisa, devemos desconfiar de imagens de tela de computador que chegam por WhatsAp ou redes sociais sem estarem devidamente acompanhadas de um link para comprovar a sua veracidade.
Relativamente à aparência, muitos sites de fake news utilizam nomes e uma aparência similar à de outros sites, assim, esta pode ser efetivamente uma forma de perceber se estamos diante uma página de notícias falsas.
Notícias que nos parecem familiares estão normalmente associadas a farsas, uma vez que estas são partilhadas diversas vezes.
Perguntas interessantes