História, perguntado por Barbaralavinia8687, 1 mês atrás

Durante as regências (1831 – 1840), a Guarda Nacional era um corpo armado de cidadãos confiáveis, capaz de reduzir, de um lado, os excessos de um governo centralizado, e, de outro, as ameaças das "classes poderosas".


FAUSTO, Bóris. História do Brasil. São Paulo: Edusp, 1995, p. 163 – 164. (Adaptado. )


Explique o sentido da afirmação acima

Soluções para a tarefa

Respondido por eduardospagnolo
0

Durante as regências, a instabilidade social e as revoltas regionais, foram características marcantes desse governo, sendo necessário a criação de uma milícia que ficou conhecida como "Guarda Nacional" para combater essas revoltas que ameaçavam a unidade territorial e as "classes poderosas".

Período Regencial e a Guarda Nacional

Durante o governo regencial, houve uma grande presença de uma instabilidade política em razão da falta de uma figura centralizadora, o que durante uma crise econômica, alavancou ainda mais a crise social deste período.

A Guarda Nacional foi criada por Diogo Feijó, que teve como objetivo estabilizar as revoltas regionais que estavam ameaçando a unidade territorial. Ela servia para proteger as ameaças das "classes poderosas" pois os revoltosos normalmente tomavam o poder dessas cidades, e executavam seus líderes.

Saiba mais sobre "Período Regencial e Guarda Nacional" aqui: https://brainly.com.br/tarefa/4158797

#SPJ4

Perguntas interessantes