Durante a vigência das relações escravistas no Brasil, as pessoas escravizadas utilizaram diferentes estratégias para lutar contra a violência do cativeiro. Cite quais foram as principais formas de resistência adotadas no período.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Resposta. Os escravos africanos e seus descendentes, usaram de várias formas de resistência à escravidão. Desde fugas isoladas, passando pelo suicídio, pelo banzo (nostalgia que fazia o negro cair em profunda depressão o levando à morte), assassinatos, rebeliões, abortos e revoltas organizadas contra os senhores
Durante a vigência das relações escravistas no Brasil, houve diversos modos de resistência da população africana e afro-brasileira à escravidão, entre elas, as principais foram a fuga dos latifúndios escravistas e a construção de quilombos, e a perpetuação de sua cultura.
Principais Formas de Resistência Contra a Escravidão
Podemos dizer que durante a vigência da escravidão no Brasil as principais formas de resistência à ela eram:
- Formação de Quilombos: os quilombos eram comunidades autossuficientes formadas por povos que eram marginalizados pela sociedade escravista, contendo africanos, afro-brasileiros, indígenas e até mesmo brancos pobres. O maior quilombo existente foi o chamado "Quilombo dos Palmares", contando com cerca de 20.000 habitantes.
- Perpetuação da Cultura Africana: os povos africanos eram formados por diversas etnias, o que resultou na estratégia europeia de misturar esses povos para que não houvesse interação entre eles. Porém, mesmo assim houve a perpetuação dos costumes e tradições, o que resultou numa das principais resistências contra a escravização de seus corpos e mentes.
Saiba mais sobre "Principais Formas de Resistência Contra a Escravidão" aqui: https://brainly.com.br/tarefa/932226
#SPJ2