Durante a unidade IV, vimos como ocorrem as liberações dos hormônios e consequentemente a receptção hormonal. A ação hormonal ocorre quando há uma ligação de um receptor específico de seu hormônio no órgão alvo, o que provoca o início de uma série de eventos que culminam na ação propriamente dita. ALMEIDA, Felipe N. Fisiologia Geral e do movimento. Maringá: Unicesumar, 2018. Baseado nessa ação, assinale a alternativa que corresponde ao princípio de ligação entre o hormônio a um receptor. Alternativas Alternativa 1: Modelo ligação - recepção, no qual cada hormônio se liga ao receptor específico ou algum semelhante, e na sequência apresenta a cascata de eventos adequados para o seu objetivo. Alternativa 2: Princípio Cascata de ligação: mediante a quantidade de hormônio liberada o organismo apresentará uma série de receptores comuns a todos os hormônios. Alternativa 3: Princípio chave-fechadura: cada hormônio específico apresenta um ou vários tipos de receptores que são específicos ao hormônio em questão. Alternativa 4: Principio ligação em cadeia, no qual é necessário haver uma sinalização que depende de uma cadeia de hormônios combinada de forma específica. Alternativa 5: Princípio chave-fechadura: a ligação só ocorre se o hormônio estiver em formato de uma chave específica da enzima.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa Alternativa 3:
Princípio chave-fechadura: cada hormônio específico apresenta um ou vários tipos de receptores que são específicos ao hormônio em questão.
Explicação:
Conforme no livro pagina 117:
De uma forma geral, a ligação do hormônio a um receptor segue um princípio chave-fechadura (Figura
4), ou seja, cada determinado hormônio apresentará
um ou vários tipos de receptores que são específicos
ao hormônio em questão, impedindo que um hormônio se ligue a receptores que não são específicos
a ele (AIRES, 2012).
Alternativa 3: Princípio chave-fechadura: cada hormônio específico apresenta um ou vários tipos de receptores que são específicos ao hormônio em questão.
O princípio chave-fechadura, o qual pode ser aplicado para o conjunto enzima-substrato, também pode ser aplicado para o conjunto hormônio-célula-alvo, uma vez que também apresentam a mesma especificidade.
Todavia, um ou mais receptores podem ser específicos ao mesmo hormônio, como a testosterona.