Pedagogia, perguntado por naty9989, 10 meses atrás

Durante a trajetória educacional dos surdos, vários educadores desenvolveram e criaram métodos e formas de ensinar os alunos surdos. Grande parte desses educadores baseou-se apenas nas línguas orais-auditivas de seu respectivo país. No entanto, outros profissionais da educação buscaram outra via: a metodologia do ensino dos gestos, a língua de sinais. Até hoje existem várias discussões acerca da metodologia mais adequada para educação dos sujeitos surdos. Vamos ao desafio! Dentre as vertentes educacionais direcionadas para surdos, disserte em poucas palavras sobre qual metodologia educacional você considera mais adequada para a realidade atual das escolas. Justifique em seu texto a sua opinião.

Soluções para a tarefa

Respondido por alissonschwartz
35

Resposta:

PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO

Modelo de dissertação:

Abordagem bilíngue

Durante toda a trajetória mundial dos surdos, essa população foi vista pela sociedade como "anormal" e desprovida da razão, incapaz de pensar devido à ausência da audição. No entanto, no percorrer dos séculos, alguns educadores começaram a notar que os surdos apresentavam algumas características peculiares que chamavam a atenção desses profissionais. Tais características eram a capacidade de memorização de imagens e as habilidades motoras dos surdos. A partir de então, alguns estudiosos passaram a notar os surdos de maneira diferente e começaram a desenvolver métodos para a educação dessas pessoas.

No primeiro momento, os métodos estabelecidos eram voltados apenas para a cura da surdez. Como isso não foi possível, os profissionais substituíram o método, tendo por base o seguinte pensamento: "se não podemos curá-los, vamos ensiná-los a falar". Foi nesta fase que iniciou-se a oralização, ou terapia da fala, que constitui uma abordagem voltada para o aprendizado e a compreensão da língua oral.

Após o período da oralização, veio a comunicação total, que via o uso dos gestos como um meio de transição para a aquisição da língua oral. Por último, há o bilinguismo, metodologia que contempla todas as necessidades da pessoa surda. O bilinguismo prioriza e valoriza a Língua Brasileira de Sinais como a primeira língua do surdo. Nos espaços escolares, somente a Libras é usada para comunicação, priorizando os valores e as crenças da comunidade surda e auxiliando na construção da identidade e da cultura surda. Acredita-se que esta seja a melhor forma de educar o surdo, pois, em primeiro lugar, ele terá contato com o seu idioma, sua cultura e sua identidade para, posteriormente, aprender a língua oral representada pela língua portuguesa.

Respondido por BrenoSousaOliveira
2

A trajetória educacional dos surdos, deve ser realizada por profissionais especializados nessa área e por meio de LIBRAS.

LIBRAS

Cada vez mais se faz necessário ter especialistas em educação dos surdos nas escolas brasileiras, isso devido ao fato de que esses alunos também precisam ser incluídos na educação e aprendam cada vez mais as mesmas matérias que os demais alunos.

Esse tipo de educação deve adotar o modelo educacional de LIBRAS (Linguagem Brasileira de Sinais), pois através desse modelo educacional os professores estarão aptos a ensinarem de modo correto aqueles alunos que por algum motivo tem necessidades especiais.

Para saber mais sobre LIBRAS, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/47779315

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes