História, perguntado por thaislisan235, 10 meses atrás


“Durante a República Velha (1889-1930), percebemos o coronelismo como limitador da cidadania, pois o poder de mando do coronel influenciava as eleições.” A partir do texto, assinale a INCORRETA:
A.
O coronelismo fez surgir o "voto de cabresto" e o "curral eleitoral", expressões que refletem a postura dócil dos comandados, que votam nos candidatos indicados pelo coronel em troca de favores ou simplesmente por imposição, uma vez que este é quem controla, direta ou indiretamente, a vida das pessoas em sua propriedade ou na região.

B.
O coronel é sempre um grande proprietário rural, que, naturalmente, possui o poder econômico e, na prática, o poder político local, o poder de polícia e o poder de justiça. Em outras palavras, prefeitos, delegados e juízes são homens da família do coronel ou seus protegidos"

C.
Soma-se a toda essa estrutura de poder a situação de ignorância à qual está submetida a grande massa de trabalhadores rurais do país, distante dos centros urbanos, da escola e dos meios de comunicação, distante dos direitos - assegurados pela lei, mas negados pelo exercício do poder por parte das elites rurais.

D.
Em vigor na República Oligárquica o voto secreto impedia o controle que os poderosos exerciam sob os eleitores que de alguma forma dependiam deles.

E.
N.D.A

Soluções para a tarefa

Respondido por ProjetoPolímata
234
Oi, tudo bom?

A resposta correta é a letra D, o voto secreto não impedia o controle dos coronéis sob os eleitores, o controle ocorria sim, como evidencia as outras afirmativas, essas sim com afirmações verdadeiras sobre o período da República Velha.

Bons estudos!
Respondido por kf630286
4

Resposta:

D.

Em vigor na República Oligárquica o voto secreto impedia o controle que os poderosos exerciam sob os eleitores que de alguma forma dependiam deles.

Perguntas interessantes