Durante a Primeira República, os trabalhadores tiveram que se organizar na luta por seus direitos, pois nesse mesmo cenário a postura das elites dirigentes dava margem à reprodução de práticas de exclusão e exploração que remontavam a época do Brasil Colonial. Porém, apesar de tudo, a criação desses espaços de sociabilidade, mesmo decorrentes de uma política de exclusão, trouxeram um elemento positivo aos trabalhadores. Que elemento foi esse?
Soluções para a tarefa
Uma conquista fundamental da classe dos trabalhadores durante a Primeira República (1889 - 1930) foi a criação do Ministério do Trabalho, no ano de 1930, o que asseguraria que os governos passariam a priorizar as questões envolvendo a regulamentação e legislação trabalhistas.
Contextualizando o movimento trabalhista na Primeira República
As primeiras décadas da Primeira República viram um fortalecimento impactante da classe operária, que ao redor do Brasil começava a articular movimentos sindicais e grevistas para reivindicar direitos.
Esta demonstração de força foi fundamental para que, durante o Estado Novo, políticas trabalhistas fossem prioridade para Getúlio Vargas, pois não haveria governabilidade sem o apoio dos trabalhadores.
Saiba mais sobre a Primeira República em https://brainly.com.br/tarefa/32208308
#SPJ1