História, perguntado por annaluisaa2975, 1 ano atrás

Durante a idade média,o poder da igreja sofreu várias contestações.Mas nunca existiu uma grande cisão na cristandade.Isso até o século XVI.Explique o que aconteceu para ocorrer essa mudança.

Soluções para a tarefa

Respondido por makmorales
29

Olá,

Podemos confirmar que sim, , mas mesmo assim o poder do catolicismo manteve-se preponderantemente forte e constante.

Entretanto, no século XVI ocorreu uma , fruto da Reforma Protestante iniciada por Martinho Lutero, que reuniu um compilado de teses contra as práticas corruptas da Igreja Católica. A partir disso, o catolicismo foi enfraquecendo-se gradualmente.

Abraços!

Respondido por EduardoPLopes
7

Antes de tudo vale ressaltar que não é verdade que a Cristandade nunca tivesse vivido uma cisão grande: no Século XI houve o Cisma do Oriente, quando a Igreja Católica ficou dividida em Apostólica Romana e Ortodoxa, divisão que até hoje permanece, com alguns países (como a Rússia) sendo cristãos, mas de maioria Ortodoxa.

De qualquer maneira, no Século XVI vimos a Reforma Protestante e o avanço da Renascença Italiana. A Reforma Protestante colocou em cheque a autoridade do Catolicismo, que não mais era vista como única interpretação do Cristianismo na Europa Ocidental, e a Renascença, ao valorizar a Antiguidade Clássica, questionava o monopólio da Igreja sobre a política e a cultura, o que em muito fragilizou a posição política da Igreja Católica.

Mais sobre o tema em:

https://brainly.com.br/tarefa/10023938

Anexos:
Perguntas interessantes