Durante a Guerra Fria os avanços tecnológicos foram muito expressivos, fruto em boa metida de progressos científicos e aumento dos centros de pesquisas tecnológicas. Sobre a corrida espacial, é correto afirmar que:
01. A corrida espacial entre Estados Unidos e União Soviética é um bom exemplo do desenvolvimento tecnológico. Alguns equipamentos e tecnologias desenvolvidos na época são usados em situações cotidianas na atualidade.
02. Os investimentos utilizados na corrida espacial demonstravam que sempre uma potência queria estar à frente da outra.
04. Na corrida espacial, os astronautas estadunidenses utilizaram a Lua como base militar.
08. O alcance do avanço tecnológico, especialmente na área espacial, de cada uma dessas potências contribuiu para reforçar a imagem de supremacia política e ideológica de ambas.
16. A Guerra Fria tinha como principal objetivo a conquista espacial.
Soluções para a tarefa
Resposta: 1, 2, 8
Explicação: A Guerra Fria foi um conflito de caráter político e econômico (capitalismo vs socialismo). As duas potências, EUA e URSS, disputavam quem teria a maior influência sobre o mundo e investiam em diversos setores econômicos, como o da tecnologia e o de armamentos. A corrida espacial entre elas era apenas uma das faces de uma guerra muito maior e abrangente, que não tinha como objetivo maior chegar ao espaço sideral, mas visava exportar um modelo político e econômico (pois os EUA queriam espalhar o estilo de vida capitalista, e a URSS queria disseminar pelo mundo a revolução socialista). Ao fim do conflito, marcado por fortes tensões devido ao risco de uma guerra nuclear entre as duas maiores potências do globo, o regime soviético pereceu, e foi declarado o fim da URSS. Isso aconteceu porque a economia socialista não podia competir contra a capitalista, pois não dava espaço para a iniciativa privada e para a inovação. Além disso, a URSS passava por uma grave crise interna, pois os cidadãos protestavam contra o autoritarismo e a falta de transparência de um governo que foi responsável pela morte de milhões de pessoas.