História, perguntado por Usuário anônimo, 1 ano atrás

Durante a Era Vargas , dois blocos políticos se destacaram , representado de um lado , influencias fascistas e , do outro,influencias comunistas . Quais eram esses dois blocos ? Quem eram seus principais lideres ? Esta bipolaridade era um fenômeno exclusivamente brasileiro ?

URGENTE

Soluções para a tarefa

Respondido por suzanaslva
1

Nesse segundo mandato, conhecido como Governo Constitucional, a altercação política se deu em volta de dois ideais primordiais: o fascista – conjunto de ideias e preceitos político-sociais totalitário introduzidos na Itália por Mussolini –, defendido pela Ação Integralista Brasileira (AIB), e o democrático, representado pela Aliança Nacional Libertadora (ANL), era favorável à reforma agrária, a luta contra o imperialismo e a revolução por meio da luta de classes.

A ANL aproveitando-se desse espírito revolucionário e com as orientações dos altos escalões do comunismo soviético, promoveu uma tentativa de golpe contra o governo de Getúlio Vargas. Em 1935, alguns comunistas brasileiros iniciaram revoltas dentro de instituições militares nas cidades de Natal (RN), Rio de Janeiro (RJ) e Recife (PE).    Devido à falha de articulação e adesão de outros estados, a chamada Intentona Comunista, foi facilmente controlada pelo governo.


suzanaslva: a era vargas foi muito complicado por getulio vargas no começo ele era um ditado persseguia matava a ate sumia depois veio os golpes durante o seu mandato no final nao aguentou e teve o fim que ele achou que merecia que foi se matar no palacio do catete
Perguntas interessantes