História, perguntado por paulinha1212, 1 ano atrás

Durante a ditadura, milhares de pessoas foram presas e condenadas. Que justificativas os governos militares davam para essas ações?

Soluções para a tarefa

Respondido por Ruam007
17
Não existe justificativa, existe fatos. O fato é que não existiu golpe, e sim o presidente João Goulart foi deposto pelo congresso em 4 de Abril de 1964. Você sabia que tentaram implantar o comunismo no Brasil 3 vezes ? Pois bem, uma em 1935, outra durante a ditadura, e a terceira não me lembro. Os militares lutavam contra esses comunistas. Os militares lutavam pela liberdade e democracia. Os outros, chamados esquerdistas queria implantar o mesmo regime de Cuba. Então iniciou- se uma guerra contra o terrorismo, sim, terrorismo. Esses esquerdistas colocaram bombas em vários lugares, e o marido da Dilma Rousseff sequestrou um avião e levou para Cuba. Alguns esquerdistas foram capturados, e diziam que eram torturados. Graças a Deus, não implantaram o comunismo no Brasil. Mas, os perdedores escreveram várias coisas (notícias, iam em rádios, faziam-se de vítimas), como se eles tivessem ganhado. E hoje a sociedade ver os militares como torturadores, nunca ninguém parou para ouvir o outro lado da história. Para você, se quiser saber ,mais recomendo que leia esses dois livros: A verdade sufocada e Rompendo o silêncio.
O preço é um pouco salgado. Mas se quiser em pdf, pode me chamar por aqui mesmo. Só comentar que eu te mando. Até !
Ave Glória ! Ave Império ! 
Respondido por EduardoPLopes
16

A justificativa (ideológica) que o governo dava era que  tais pessoas e grupos "ameaçavam a segurança nacional", e representavam um risco de aproximação do Brasil com a União Soviética, de modo que primeiro buscou afastar estas pessoas da política oficial (suspendendo seus direitos políticos) e depois, com o fracasso do projeto, passou a buscar fazer com que "desaparecessem" do país.

Vale ressaltar, contudo, que aquilo que a Ditadura fazia "em nome da democracia" eram verdadeiros crimes contra a humanidade (torturas e execuções), e que, apesar do discurso oficial, quem de fato contava com poder militar e equipamento para implementar uma ditadura sanguinária (como, de fato, o fizeram) eram os militares, e não os supostos comunistas.

Mais sobre o tema em:

https://brainly.com.br/tarefa/2949983

Anexos:
Perguntas interessantes