Duas raças de abelhas melíferas do gênero Apis, trazidas da Europa e da África para o Brasil, intercruzaram e deram origem às abelhas africanizadas que polinizam eficientemente as árvores dos pomares, no entanto, nos ecossistemas naturais, muitas vezes elas visitam flores de espécies nativas e extraem o néctar e pólen, que também são consumidos pelas cerca de 300 espécies de abelhas nativas, mas não realizam a polinização, deixando muitas abelhas sem alimento e as plantas sem descendentes.
A relação ecológica entre as abelhas africanizadas e as abelhas nativas é do tipo 1 , enquanto que entre as abelhas africanizadas e as plantas nativas, visitadas por elas e não polinizadas é do tipo 2 .
Os espaços 1 e 2 podem ser preenchidos, respectivamente, por:
A
competição intraespecífica e protocooperação.
B
competição interespecífica e herbivoria.
C
competição interespecífica e parasitismo.
D
herbivoria e amensalismo.
E
protocooperação e predação.
Soluções para a tarefa
Respondido por
19
C) competição interespecífica e parasitismo.
A competição entre as abelhas se estabelece porque a africanizada retira das abelhas nativas a possibilidade de se alimentar. E apesar de serem abelhas, elas são de espécies diferentes, inclusive têm nichos ecológicos diferentes.
Já a relação com as plantas é um tipo de parasitismo, pois as abelhas retiram seus nutrientes e recursos, usam para benefício próprio, e a planta não tem nenhum benefício, apesar de continuar viva.
As duas relações são desarmônicas, porque um dos envolvidos (abelhas nativas e plantas) deixam de ser beneficiados.
Continue estudando em https://brainly.com.br/tarefa/17469105
Anexos:
Respondido por
0
Resposta:
Letra c) competição interespecífica e parasitismo.
Perguntas interessantes