Duas máquinas, trabalhando juntas, terminam um serviço em 6 horas sem interrupção. Uma delas realiza esse serviço, sozinha e também sem interrupção, gastando 5 horas a mais do que a outra. A produção de cada uma dessas máquinas, por unidade de tempo, é constante. O tempo gasto pela máquina que demora mais para realizar esse serviço sozinha é 5 horas. 8 horas. 10 horas. 11 horas. 15 horas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
pode estar completamente errado, mas eu coloquei 8hs, pq pode ser que seja outra conta completamente diferente
Explicação passo a passo:
regra de 3
2 = 6
x = 5
6x = 2.5
6x = 10
10/6= x
x=1,6
1,6×5 = 8
Resolvendo o sistema de equações associado ao problema, podemos afirmar que, a máquina que demora mais gasta um tempo igual a 15 horas, alternativa e.
Sistema de equações lineares
Para solucionar essa questão vamos escrever os dados utilizando um sistema de equações. Para isso, vamos denotar por x e por y o percentual de trabalho que cada máquina realiza quando trabalha por 1 hora.
Como as duas máquinas trabalhando juntas gastam 6 horas para terminar o serviço, temos que:
6x + 6y = 1
Temos que, o tempo gasto por uma das máquinas é superior em 5 horas do tempo gasto pela outra máquina. Logo, podemos escrever que:
x*t = 1
y*(t+5) = 1
Logo, temos a equação:
(1/t) + (1/t+5) = 1/6
Cujas soluções são t = -3 e t = 10, como o tempo é positivo, temos que, t = 10 horas. Mas esse é o tempo da máquina mais eficiente, a que mais demora possui tempo igual a t + 5 = 15 horas.
Para mais informações sobre sistema de equações, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/46903584
#SPJ2