Duas importâncias da África do sul no contexto do continente onde se encontra
Soluções para a tarefa
Resposta:
África do Sul é um país que está localizado no extremo sul do continente africano, detém um território com uma área de 1.221.037 km2 e possui uma população estimada em 50 milhões de habitantes.
A região em questão foi descoberta pelos portugueses no ano de 1487, porém a exploração foi feita por colonizadores de origem holandesa e alemã, além de ingleses. O último passou a controlar o território a partir de 1814, a consolidação como nação ocorreu somente em 1914, mas não houve independência total, pois os ingleses o administravam.
O conjunto de leis instituído no país foi implantado de acordo com o interesse da população branca, diante disso essa etnia tinha poder sobre os nativos, ou seja, os negros, originando assim o apartheid (política de separação entre brancos e negros).
No ano de 1948, o apartheid foi consolidado e colocado em prática, em decorrência da entrada do Novo Partido Nacional, que impunha vários impedimentos e restrições aos nativos, eles teriam que habitar áreas periféricas, sem acesso ao voto e candidatura a cargos políticos, além de configurar como crime relação sexual entre pessoas de etnias distintas.
Essa configuração política perdurou até a década de 1950, quando a classe negra se organizou e criou o Congresso Nacional Africano (CNA), liderado por Nelson Mandela que motivou a não submissão imposta pela política racista anteriormente instituída. Diante da revolta contra o poder racista, diversos militantes perderam suas vidas e o partido CNA foi considerado clandestino e ilegal, além disso, seu líder foi preso.