Duas barras metálicas e homogêneas, A e B, sendo A 20cm maior que B, encontram -se inicialmente a dez graus célsius. Eleva-se a temperatura das duas barras até cinquenta graus célsius e verifica-se que a diferença de comprimento entre as barras continua ser a mesma. É correto afirmar que: *
O coeficiente de dilatação volumétrica de B é maior que três vezes o coeficiente de dilatação linear de A.
não houve dilatação das barras
O coeficiente de dilatação linear de A é maior que a de B
As duas barras são do mesmo material
o coeficiente de dilatação linear de A é maior que duas vezes o coeficiente de dilatação superficial de B;
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
Resposta:
Dilatação térmica é um fenômeno físico decorrente do aumento da temperatura de um corpo. Quando um corpo é exposto a alguma fonte de calor, sua temperatura pode sofrer variações, aumentando a agitação das moléculas, que oscilam em torno de um espaço maior.
Essa microscópica variação na vibração das moléculas pode ser percebida em escala macroscópica, como quando uma barra de ferro fica ligeiramente maior em decorrência de um aquecimento.
Dilatação linear dos sólidos é o fenômeno físico que ocorre quando corpos de formato linear que se encontram no estado sólido, como fios, cabos, agulhas, barras, canos, sofrem uma variação de temperatura. Para calcular a magnitude da dilatação linear, utilizamos o coeficiente de dilatação linear do material.
Exemplos de dilatação térmica linear
Entortamento dos trilhos de trens em decorrência da grande amplitude térmica durante os ciclos do dia e da noite. Por conta desse efeito, utiliza-se a junta de expansão, um pequeno espaço entre duas barras consecutivas.
Os fios de cobre utilizados na transmissão de corrente elétrica nos postes são sempre maiores que a distância entre os postes. Caso não fossem, em dias frios, esses condutores sofreriam variações negativas em seu comprimento, podendo sofrer rupturas
Explicação:
espero ter ajudado