DOU 15 PONTOS !
alguém pode me ajudar respondendo essas questões o mais resumido possível ?
pfvr
oq é a alegoria da caverna de Platão ? oq ela representa ? como é possível analisar essa alegoria ?
explique oq é conhecimento sensível e inteligível
defina mundo inteligível e mundo sensível.
como é a teoria da reminiscência em Platão ?
como Platão supera as doutrinas de Heráclito e Parmênides
Soluções para a tarefa
A alegoria da caverna,mito da caverna ou prisioneiros da caverna, é uma alegoria de intenção filósofo-pedagógica, escrita pelo filósofo grego Platão. Pretende exemplificar como o ser humano pode se libertar da condição de escuridão, que o aprisiona, por meio da luz da verdade, em que o filósofo discute sobre teoria do conhecimento, linguagem e educação na formação do Estado ideal.
Os seres humanos têm uma visão distorcida da realidade. A caverna simboliza o mundo, pois nos apresenta imagens que não representam a realidade. Só é possível conhecer a realidade, quando nos libertamos destas influências culturais e sociais, ou seja, quando saímos da caverna.
Conhecimento sensível : É o conhecimento obtido através dos sentidos - visão, audição, olfato, tato e paladar.
Conhecimento inteligível : É o conhecimento obtido através do intelecto (pensamento, intuição intelectual).
Ao pensar a teoria da reminiscência, também chamada anamnese, Platão propõe como papel fundamental ao filósofo, fazendo uso da maiêutica socrática, a responsabilidade de fazer a alma recordar os conhecimentos que ela já contemplara anterior à encarnação no corpo.
Heráclito disse que só havia mudança
Parmênides, que só havia identidade
Platão postulou que a mudança é característica do mundo sensível, e que a identidade é característica do mundo das idéias: logo, Platão superou os dois anteriores, não negando-os, mas unificando-os, afirmando que a "fluidez" das coisas é "captada e identificada" porque nos remetemos ás formas inteligíveis.