dos primeiros passos para o desenvolvimento de uma pesquisa é a definição do que será pesquisado, ou seja, qual característica do conjunto será transformada em dados estatísticos ou valores numéricos.
Com base nas aulas e em suas leituras, analise as afirmações que seguem:
I. Chamamos de variável o conjunto de resultados possíveis de um fenômeno.
II. Uma variável qualitativa expressa um atributo e pode ser classificada como discreta ou contínua.
III. Chamamos de variáveis quantitativas discretas todas medidas que não admitem valores menores que uma unidade.
IV. Quando a organização dos dados de uma pesquisa não implica em ordenação de forma crescente, dizemos que a variável estudada é qualitativa ordinal.
Soluções para a tarefa
A Resposta correta para questão é: Apenas I e III estão certas
A justificativa à resposta está no texto abaixo.
As variáveis assim podem ser classificadas:
01- Quantitativas: são as características que apresentam valores numéricos que fazem sentido. Podem ser:
a) Variáveis discretas: características mensuráveis que podem assumir apenas um número finito ou infinito contável de valores e, assim, somente fazem sentido valores inteiros. Geralmente são o resultado de contagens. Exemplos: número de filhos, número de alunos em sala de aula, número de refeições feitas por dia.
b) Variáveis contínuas, características mensuráveis que assumem valores em uma escala contínua, para as quais valores fracionais fazem sentido. Usualmente devem ser medidas através de algum instrumento.
Exemplos: peso (balança), altura (régua), tempo (relógio), pressão arterial, idade.
02- Variáveis Qualitativas: são as características que são definidas por várias categorias, ou seja, representam uma classificação dos indivíduos. Podem ser:
a) Variáveis nominais: não existe ordenação dentre as categorias. Exemplos: sexo, cor dos olhos, fumante/não fumante, doente/sadio.
b) Variáveis ordinais: existe uma ordenação entre as categorias. Exemplos: escolaridade (1o, 2o, 3o graus), estágio da doença (inicial, intermediário, terminal), mês de observação (janeiro, fevereiro,..., dezembro).