Dona Maria estava se mudando do segundo para o quarto andar do seu apartamento. Para fazer a mudança, ela subia as escadas do prédio com as caixas. Alguns instantes depois, você chegou e pediu à sua vizinha que se sentasse um pouco para medir a pressão, como fazia regurlarmente. Ao medir a pressão de Dona Maria logo que ela chegou do segundo andar, você observou que estava em 140/90mmHg. Após aguardar uns minutos e medir a pressão novamente, você verificou que estava em 120/80mmHg, valores considerados normais. Sabe-se que a realização de esforço físico, como subir escadas carregando caixas, provoca elevação na pressão arterial. Sabe-se também que pressão arterial é um dos parâmetros corporais que é controlado pelo organismo para que se mantenha relativamente constante. Esse controle é efetuado por mecanismos a longo e a curto prazo.Considerando essas informações, explique porque a pressão de Dona Maria baixou de 140/90mmHg para 120/80mmHg na segunda medição. Para isso, aponte o tipo de mecanismo envolvido e dê detalhes sobre o seu funcionamento, identificando os sensores (e como são ativados), os sistemas aferentes e eferentes desse mecanismo, bem como o centro de integração e de controle.
Soluções para a tarefa
Resposta:
PADRAO DE RESPOSTA CONSIDERADO
Explicação:
Ao subir as escadas com caixas, Dona Maria realizou esforço físico, o que levou ao aumento da pressão arterial. Ao se sentar, o esforço físico cessou e entrou em ação o mecanismo de retroalimentação negativa, responsável pela manutenção da pressão arterial em níveis normais.
O mecanismo que atuou na normalização da pressão arterial de Dona Maria é um mecanismo de curto prazo, o qual funciona da seguinte forma: quando há uma elevação da pressão, ocorre a distensão de barorreceptores localizados em vasos sanguíneos e um sinal é enviado para o sistema nervoso central, especificamente para a região do bulbo. A resposta vem em forma de sinais de retroalimanetação negativa ao coração e aos vasos sanguíneos, a fim de reduzir a pressão a níveis normais. Especificamente, ocorre redução da contratilidade cardíaca e redução da resistência vascular por meio da dilatação de veias e artérias.
Os elementos que compõem esse sistema de controle são:
Sensores: terminações de fibras barorreceptoras localizadas na parede do arco aórtico e do sistema carotídeo. São ativados pela deformação mecânica das terminações neurais, decorrente da distensão da parede vascular determinada pela onda de pulso.
Sistema aferente: impulso nervoso das fibras nervosas barorreceptoras que se projetam através dos nervos vago e glossofaríngeo.
Sistema eferente: impulso nervoso que se desloca por meio de fibras que inervam o coração e vasos sanguíneos. Modula a frequência cardíaca e a contratilidade de artérias e veias.
Centro de integração e controle: núcleo do trato solitário, localizado no bulbo, que é uma porção do sistema nervoso central.
A pressão arterial de Dona Maria voltou aos valores considerados normais devido à atuação dos mecanismos de regulação de curto a médio prazo, como o barorreflexo, o quimiorreflexo e o reflexo ativado por receptores cardiopulmonares.
O que é pressão arterial?
A pressão arterial é basicamente a tensão gerada na parede das artérias pelo bombeamento de sangue do coração para as demais partes do corpo. Quando se faz esforço físico, a pressão arterial normalmente se eleva pois há um consumo maior de oxigênio, fazendo com que o coração precise bombear sangue mais rápido. Após o esforço, existem mecanismos de regulação da pressão arterial que fazem com que a pressão volte para o nível adequado com valores considerados normais.
Mecanismos de regulação da pressão arterial:
- Barorreflexo: regulação de curto a médio prazo;
- Quimiorreflexo: regulação de curto a médio prazo;
- Reflexo ativado por receptores cardiopulmonares: regulação de curto a médio prazo;
- Sistema renina-angiotensina: regulação de longo prazo;
Leia mais sobre pressão arterial em: https://brainly.com.br/tarefa/3668429
#SPJ2