Dona Emília é uma senhora que gosta muito de cuidar do seu jardim, onde pode cultivar diversos tipos de temperos, frutos, legumes e verduras. Recentemente, decidiu plantar ervilha em sua terra pela primeira vez. No início, tudo ocorreu bem e os pezinhos de ervilha cresceram rapidamente de modo saudável, porém, após algum tempo, Dona Emília começou a notar que as folhas das plantas começaram a amarelar. A hipótese levantada por ela era de que estava faltando às plantas o nitrogênio, elemento químico essencial à sobrevivência de vegetais. Para testar o que pensou, Dona Emília plantou novas ervilhas em uma terra que comprou, a qual não tinha nitrogênio. Cientificamente, o procedimento experimental de Dona Emília está incorreto, e qualquer conclusão que ela pudesse tirar a partir de seus resultados poderia ser invalidada. O que faltou ao método de Dona Emília?
a) Um grupo de plantas diferentes
b) Uma observação mais detalhada.
c) Um grupo controle na hora do plantio.
d) Uma técnica de plantio mais bem elaborada.
e) Uma observação displicente
Soluções para a tarefa
Respondido por
8
C) Um grupo controle na hora do plantio.
Para testar a hipótese formulada por Dona Emília se o efeito amarelado nas folhas era decorrente da falta de nitrogênio, deveriam ser plantadas algumas ervilhas em solo rico nesse composto (grupo controle) e outras em solo sem tal composto (grupo experimental).
Em um experimento controlado, com grupos controle e experimental, o objetivo é variar entre eles apenas a condição que se pretende avaliar, mantendo as demais iguais, para que se possa comparar os resultados obtidos nas duas situações.
Respondido por
1
Resposta:
LETRA C
Explicação:
EU faço Eureka e teve uma questão igualzinha a essa,com a mesma resposta.
Perguntas interessantes