Dois meninos de 9 anos estão em frente a uma televisão jogando um jogo eletrônico. Já estão em torno de 10 horas sentados jogando. Um deles faz o seguinte comentário. O professor de história, falou que na Primeira Revolução Industrial crianças eram forçadas a ficar nas máquinas, tipo 12 horas por dia.
1) Qual a relação entre os dois momentos das crianças na história? Explique. Mínimo de 5 linhas.
Soluções para a tarefa
No momento da Revolução Industrial, a burguesia preferia contratar a mão de obra mais barata, ou seja, crianças e mulheres. Como os direitos trabalhistas não existiam e os sindicatos não tem a mesma força de hoje, não havia um grupo consolidado que pudesse lutar contra o trabalho infantil. Ademais, as famílias desses menores, normalmente, precisavam do dinheiro extra que mais duas mãos poderiam oferecer. Entretanto as intensas horas em um trabalho exaustivo e sem segurança acarretava na saúde (física e mental) prejudicada além da falta de escolarização.
Já nos dias atuais, as crianças veem nos jogos online uma distração que, sem supervisão dos responsáveis, pode se tornar um vício sendo prejudicial à saúde da mesma maneira que o trabalho era prejudicial no passado. A principal diferença seria no objetivo dessas horas gastas: um era trabalho, ou seja, renda para família enquanto o outro é diversão.
Espero ter ajudado