Dois amigos se encontram em um posto de gasolina para calibrar os pneus de suas bicicletas. Uma das bicicletas é de corrida (bicicleta A) e a outra, de passeio (bicicleta B). Os pneus de ambas as bicicletas têm as mesmas características, exceto que a largura dos pneus de A é menor que a largura dos pneus de B. Ao calibrarem os pneus das bicicletas A e B, respectivamente com pressões de calibração pA e pB, os amigos observam que o pneu da bicicleta A deforma, sob mesmos esforços, muito menos que o pneu da bicicleta B. Pode-se considerar que as massas de ar comprimido no pneu da bicicleta A, mA, e no pneu da bicicleta B, mB, são diretamente proporcionais aos seus volumes.
Comparando as pressões e massas de ar comprimido nos pneus das bicicletas, temos:
A pA
B pA>pBemA
C pA>pBemA=mB
D pA
E pA>pBemA>mB
Soluções para a tarefa
Respondido por
61
A alternativa correta é a letra b.
As alternativas são:
a) pA < pB e mA < mB
b) pA > pB e mA < mB
c) pA > pB e mA = mB
d) pA < pB e mA = mB
e) pA > pB e mA > mB
Realizando a comparação das pressões, de acordo com o texto, temos que “o pneu da bicicleta A deforma, sob os mesmos esforços, muito menos que o pneu da bicicleta B”, por isso, a pressão pA deve ser maior que a pressão pB, logo: pB > pA .
Por meio da comparação das massas, de acordo com o texto, as massas são diretamente proporcionais aos volumes. O pneu A é menos largo que o pneu B, tem menor volume de ar, e consequentemente, menos massa de ar, assim: mA < mB .
Perguntas interessantes
Matemática,
7 meses atrás
Ed. Física,
7 meses atrás
Geografia,
7 meses atrás
ENEM,
10 meses atrás
ENEM,
10 meses atrás
Geografia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás