A fluidez da membrana celular é caracterizada pela capacidade de movimento das moléculas componentes dessa estrutura. Os seres vivos mantêm essa propriedade de duas formas: controlando a temperatura e/ou alterando a composição lipídica da membrana. Neste último aspecto, o tamanho e o grau de insaturação das caudas hidrocarbônicas dos fosfolipídios, conforme representados na figura, influenciam significativamente a fluidez. Isso porque quanto maior for a magnitude das interações entre os fosfolipídios, menor será a fluidez da membrana.
Qual das bicamadas lipídicas apresentadas possui maior fluidez?
AI B II C III D IV EV
Anexos:
Soluções para a tarefa
Respondido por
253
B II.
Uma das características evidenciadas pelo texto reside no fato de que as cadeias carbônica com menor magnitude apresentam menor tendência de fluidez, o que exclui as membranas III e IV.
Além disso, as insaturações que se apresentam de forma assimétrica, aumentam a fluidez, o que corrobora para a membrana II como de maior fluidez, no sentido de possibilitar a maior permeabilidade a moléculas.
Respondido por
86
Resposta:
II
Explicação:
O maior número de insaturações diminui as interações entre os fosfolipídios, aumentando a fluidez da membrana. Cadeias menores também tendem a ser mais fluidas do que maiores.
Perguntas interessantes
Matemática,
8 meses atrás
Ed. Física,
8 meses atrás
Geografia,
8 meses atrás
ENEM,
1 ano atrás
ENEM,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás