Dois alunos apresentam comportamento inadequado em sala de aula, falando alto e atrapalhando o andamento das atividades. O aluno A recebe uma advertência e uma ameaça de suspensão caso continue a se comportar dessa forma. O aluno B é proibido de brincar no pátio durante o intervalo das aulas. Nenhum dos dois repete o comportamento nas aulas seguintes.
Considerando a situação apresentada e os conceitos de reforço e punição estabelecidos por Skinner, assinale a opção correta.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A atuação do psicólogo em uma escola vai muito além de resolver problemas de comportamento dos alunos por meio da mediação de conflitos. É necessário atuar no fortalecimento dos vínculos e na participação de todos os atores (alunos, pais, comunidade, professores, gestores escolares), tendo como base a dimensão subjetiva do processo de ensino e aprendizagem em temáticas como desenvolvimento, relações afetivas, comportamento, motivação e interesse, sofrimento e prazer na escola, prevenção de violência psicológica, construção de senso de coletividade, entre outras.
Diante disso, algumas estratégias iniciais podem ser:
Observar os comportamentos de alunos e professores in loco: Isso possibilitará melhor compreensão das contingências, bem como das consequências de determinados comportamentos como, por exemplo: João só se comporta agressivamente quando o professor de educação física o deixa de castigo sem jogar futebol e, com os outros professores, ele sempre se comporta muito bem.
Aproximar os pais da escola: Verificar junto aos pais qual seria uma boa alternativa para a realizar as reuniões de pais e mestres e demonstrar para os professores que existem outras opções para as reuniões. Aproximar os pais por meio de eventos a serem feitos em horários nos quais eles não estejam trabalhando, em vez de chamá-los à escola somente quando os filhos estiverem com problemas.
Firmar parcerias com universidades: Fechar convênios e parcerias com instituições de ensino que tenham cursos de pedagogia ou psicologia para a realização de estágios obrigatórios não remunerados a fim de diversificar as atividades da escola, com a realização de palestras, saraus, feiras, atividades de promoção da saúde e clube de leitura. Isso ajuda a desonerar os professores e envolver os alunos em outras atividades.
Fazer intervenções em grupo: Realizar atividades em grupo, com objetivos terapêuticos, para identificar e trabalhar questões comuns aos alunos e que podem estar gerando sofrimento e ansiedade. Significa estar perto dos estudantes para identificar possíveis causas internas e externas à escola; verificar a necessidade de fazer encaminhamento a outros profissionais da rede pública como médicos, por exemplo; e, em casos extremos, tentar acompanhamento individual, mas não um processo psicoterápico, pois essa não é a função do psicólogo na escola.
Realizar psicoeducação com os professores: Procurar, por meio de conversas embasadas, explicar o papel do psicólogo na escola para tentar formar alianças com vistas a obter trabalhos colaborativos e mostrar que o trabalho é de parceria e, portanto, todos saem ganhando quando ele é realizado de maneira satisfatória.
Explicação:
Considerando os conceitos de reforço e punição de Skinner, podemos afirmar que o comportamento do aluno A recebeu uma punição positiva, dado que foram acrescentadas uma advertência e uma ameaça ao ambiente e seu comportamento foi extinto. Já o aluno B recebeu uma punição negativa, pois foi retirado um estímulo do ambiente e seu comportamento também foi extinto.
Reforço e punição segundo Skinner
Para Skinner a emissão de comportamentos está relacionada às consequências que estes geram. Assim, consequências reforçadoras e punitivas se diferenciam:
- Reforço negativo - retirar ou deixar de oferecer um estímulo para aumentar a probabilidade de que um comportamento volte a ocorrer;
- Reforço positivo - acrescentar um estímulo para aumentar a probabilidade de que um comportamento volte a ocorrer;
- Punição negativa - retirar ou deixar de oferecer um estímulo para diminuir a probabilidade de que um comportamento volte a ocorrer;
- Punição positiva - acrescentar um estímulo para diminuir a probabilidade de que um comportamento volte a ocorrer.
Note que nenhum dos dois alunos volta a repetir o comportamento, e, por isso, podemos entender que estão sob efeito de uma punição, de modo que aqueles comportamentos foram extintos.
Nesse sentido, ao aluno A acrescentou-se o estímulo da advertência e da ameaça, caracterizando uma punição positiva. Já ao aluno B retirou-se o estímulo das brincadeiras no pátio, caracterizando uma punição negativa.
Como faltam as alternativas da questão, colocarei elas abaixo:
- O comportamento do aluno A recebeu um reforço negativo, dado que foram acrescentadas uma advertência e uma ameaça ao ambiente e seu comportamento foi extinto. Já o aluno B recebeu uma punição negativa, pois foi retirado um estímulo do ambiente e seu comportamento também foi extinto.
- As consequências do comportamento de cada um dos alunos podem ser entendidas como punição negativa, pois os dois receberam algum castigo por terem realizado determinadas ações.
- As consequências do comportamento de ambos alunos podem ser entendidas como reforço negativo, uma vez que o efeito que tiveram foi a extinção do comportamento.
- O comportamento do aluno A recebeu uma punição positiva, dado que foram acrescentadas uma advertência e uma ameaça ao ambiente e seu comportamento foi extinto. Já o aluno B recebeu uma punição negativa, pois foi retirado um estímulo do ambiente e seu comportamento também foi extinto.
- O comportamento de ambos alunos recebeu punições positivas, dado que as alterações realizadas no ambiente fizeram seu comportamento ser extinto.
Aprenda mais sobre o Behaviorismo:
https://brainly.com.br/tarefa/54126553
#SPJ2