Dói muito mais arrancar um cabelo de um europeu que amputar uma perna, a frio, de um africano. Passa mais fome um francês com três refeições por dia que um sudanês com um rato por dia.
É muito mais doente um alemão com gripe que um indiano com lepra...
É mais perverso cancelar o cartão de crédito de um belga que roubar o pão da boca de um tailandês.
É mais revoltante um português sem celular que um moçambicano sem livros para estudar... E isto não são versos, isto são débitos.
(Fragmentos da poesia de Fernando Correia Pina)
Os custos sociais têm sido pagos primordialmente pelos países periféricos, mas de modo geral, houve uma piora nos padrões de equidade social herdados do padrão do desenvolvimento do pós-guerra. Dessa forma, pode-se afirmar que:
FONTE:Prova: FCC - 2010 - DPE-SP - Agente de Defensoria - FONTE: www.questoesdeconcurso.com.br
Qual é a resposta certa
a. há equívocos nesta afirmação na medida em que o neoliberalismo foi produzido muito mais nos países centrais e desenvolvidos como a Inglaterra, a França e os Estados Unidos.
b. as políticas de ajuste e re-estruturação do capitalismo apontam para o caráter de reconstrução da igualdade social e distribuição equitativa dos frutos do processo técnico e dos custos sociais.
c. houve ajuste social na América Latina a partir da instituição do neoliberalismo, na medida em que houve a ampliação da igualdade social.
d. o caráter global da modernização neoliberal está dado pelo sentido comum de agravamento das desigualdades e da produção de exclusão.
e. a modernização neoliberal teve em sua marca a instituição do estado mínimo para o capital e não para o social.
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
Alternativa correta "D", qualquer dúvida comente :)
Perguntas interessantes
Biologia,
9 meses atrás
Física,
9 meses atrás
Inglês,
9 meses atrás
Geografia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás