Lógica, perguntado por kamyllecastro8, 8 meses atrás

“[…] ‘dogmatismo’ é uma atitude filosófica caracterizada pela ausência da crítica em relação ao que podemos conhecer através da razão. Em filosofia, o dogmatismo corresponde ao intuito de apresentar verdades últimas sobre as questões mais essenciais ao homem, tais como a imortalidade da alma, a origem do mundo (incluindo nisto o tema da liberdade) e a existência de Deus, sem, todavia, indagar-se preliminarmente se, de fato, podemos avançar enunciados teórico-especulativos sobre esses objetos. É isto o que a crítica cuida de examinar, ao instituir o que está ao nosso alcance conhecer. Ao fim deste exame, Kant conclui pela ilegitimidade dos enunciados dogmáticos acerca do que se encontra para além da experiência, isto é, o suprassensível. A resposta negativa de Kant representa o fim da metafísica tradicional: ao contrário do que haviam pretendido os filósofos dogmáticos, não há como fornecer, com base apenas na razão, um conhecimento de matriz teórico sobre a alma, a liberdade e Deus. Por outro lado, isso não significa que a razão não possa pensar tais ‘objetos’. Ao contrário, Kant […] mostra que esses temas são imprescindíveis para nossa razão em sua dimensão prática e moral.” (FIGUEIREDO, V. Kant e a liberdade de pensar publicamente. In: MARÇAL, J. (org.). Antologia de textos filosóficos. Curitiba: SEED, 2009, p. 402). *
a) A impossibilidade de conhecimento sobre objetos suprassensíveis não anula a importância desses objetos para o desempenho da religião e do comportamento moral.
b) O dogmatismo é decorrente da atitude pseudofilosófica que consiste em confundir, na ordem do conhecimento, objetos sensíveis e suprassensíveis.
c) Os objetos da razão, quando não pertencem à experiência sensível, estão comprometidos com o imperativo categórico e não podem ser conhecidos.
d) A metafísica tradicional desejava conhecer a existência de Deus, da imortalidade da alma e a finalidade do mundo.​

Soluções para a tarefa

Respondido por winederrn
3

Sobre o tema Dogmatismo, a alternativa correta é: A) A impossibilidade de conhecimento sobre objetos suprassensíveis não anula a importância desses objetos para o desempenho da religião e do comportamento moral.

A assertiva quer dizer que, mesmo que os temas suprassensíveis não possam ser comprovados, eles não deixam de ser importantes para as pessoas que acreditam e praticam as mais variadas crenças religiosas.

Entenda que os temas suprassensíveis são aqueles que envolvem a crença naquilo que está além da nossa realidade física, ou seja, dizem respeito ao metafísico. Nesse sentido, os ideais religiosos são considerados temas suprassensíveis.

Por fim, vale destacar que o Dogmatismo representa uma ideologia em que argumentos passados são considerados verdadeiros e inquestionáveis, vale destacar, sem espaço para quaisquer questionamentos dentro de algumas áreas.

Dê valor aos esforços dos seus pais. :)

Perguntas interessantes