doenças virais e casos de saúde pública no brasil
Soluções para a tarefa
Resposta:
EscreverOnline Logo
BuscarNova redação
Início/ Redações/Q 52382
Recebendo correções
Anajuhaf13
2
Anajuhaf13enviou uma redação: terça-feira, 31/março/2020
Doenças virais e casos de saúde pública
Na concepção mais tradicional, a saúde pública, é a aplicação de conhecimentos(médicos ou não) que objetiva organizar sistemas e serviços de saúde, controlando a incidência de doenças nas populações, através de ações de vigilância e intervenções governamentais.
Os vírus podem parasitar bactérias,plantas e animais. Na nossa espécie por exemplo, doenças como:catapora,herpes,raiva,dengue e AIDS, podem ser provocadas por eles. A vacinação tem sido a forma mais eficaz de combater doenças provocadas por vírus. Algumas ainda não possuem vacinas preventivas e o melhor meio de evita-los é cuidando da higiene pessoal e do saneamento básico.
Até o final do século XIX, pouco se podia fazer quanto a essas doenças virais, até que diversos métodos de prevenção começaram a ser criados. O principal deles, obras de saneamento básico, que atualmente no século XXI, andam renegados a terceiro plano pelos políticos, por “gastar” muito e não “render” votos.
A crise econômica também é um fator que afeta a saúde pública. Podemos citar um caso no mato grosso que, governantes reduziram investimento para distribuir remédios, segundo informações do site G1, em 2016. Além de casos de corrupção que, em junho de 2013, fizeram com que a população se mobiliza-se, visando chamar atenção de agentes do governo para melhoria da saúde pública.
O bem estar da população não é vista com prioridade no Brasil, nessa perspectiva, deveria ter-se maior atividade do governo nos casos de corrupção, para punir os envolvidos- de acordo com a lei n°12.846/2013- que desviam dinheiro que poderia ser direcionado para manutenção da vitalidade dos cidadãos.
Ademais, o governo federal juntamente com o ministério da saúde, como medida paliativa, diminuir gastos em outras áreas e continuar com a distribuição de medicamentos, assim como investir na infraestrutura de hospitais. Dessa forma, a população não precisará cobrar seus direitos.