Doenças sexualmente transmissíveis são um problema de saúde pública, principalmente, devido aos riscos em que a mãe e o concepto estão expostos. Algumas doenças infecciosas podem atravessar a barreira placentária e afetar o feto e o recém-nascido. Diversas doenças infecciosas oferecem riscos e podem ser rastreadas durante o período gestacional.
DA SILVA, Camila Girotto. Embriologia e Histologia. Maringá, Unicesumar, 2020 (adaptado).
Considerando o texto acima e as doenças infecciosas que geram riscos gestacionais, avalie as afirmativas a seguir:
I. A toxoplasmose pode causar defeitos congênitos, podendo levar à morte nas fases finais da gestação. Além disso pode ocasionar retinocoroidite, retardo mental, calcificações cerebrais e perturbações neurológicas.
II. A sífilis é capaz de atravessar a barreira placentária com nove a dez semanas de gestação. Pode ocorrer natimortos na falta de tratamento. A bactéria pode, também, causar surdez congênita, retardamento mental e hidrocefalia.
III. No início da gravidez, a infecção pelo vírus da herpes simples aumenta a frequência de abortos. Este vírus está associado a partos prematuros e a defeitos congênitos como microcefalia, coriorretinite, calcificações intracranianas e retardo mental.
IV.O citomegalovírus causa sintomas severos, sendo uma infecção rara. No primeiro trimestre, a maioria das gestações terminam em abortos espontâneos. O vírus pode ser eliminado a partir de secreções urinárias e cervicais ou pelo leite materno. O vírus pode levar a casos de distúrbios auditivos e neurológicos, à cegueira, ao aumento de fígado e baço, além de distúrbios neurocomportamentais durante a infância.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I e IV, apenas.
Alternativa 2:
II e III, apenas.
Alternativa 3:
III e IV, apenas.
Alternativa 4:
I, II e IV, apenas.
Alternativa 5:
II, III e IV, apenas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
Explicação: Toxoplasmose é uma doença infecciosa não contagiosa adquirida na maioria dos casos por via oral - ou seja, ela ingestão de carnes cruas ou mal passadas de hospedeiros intermediários que contêm cistos do protozoário.
A sífilis é uma DST.
A Herpes nao aumenta o risco de aborto mas contamina o bebe durante a passagem dele na vagina na hora do parto.
O citomegalovírus é uma DST
Creio q seja alternativa 5 II,III,IV apenas
Perguntas interessantes
viral mais comum do feto humano pg 113 do livro