Documentário sobre serra aracá alguém me ajudar por favor?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Serra do araca
Explicação:
Abaixo da linha do Equador, a Floresta Amazônica põe mesa ao expor um tepui muito bem servido de belezas. Ao norte do estado do Amazonas, na divisa com a Venezuela, a Serra do Aracá é um dos afloramentos mais antigos do Planeta. Quem tiver o privilégio de chegar ao topo de elevações com até 1.300 metros estará pisando uma chapada arenítica com cerca de 1,4 bilhão de anos, um terço da idade da Terra.
De longe, o conjunto de montanhas do Aracá desponta na Floresta Amazônica como uma imensa mesa. Esta característica dos tepuis também é observada em formações mais conhecidas no Brasil. Bom exemplo é o Monte Roraima.
Os 150 quilômetros quadrados do território do Aracá fazem parte do craton sul-americano. A área, indica estudo da geóloga Soraya Ayub para a organização Akakor Geographical Exploring, é repleta de “rochas silicoclásticas com quartzitos, ortoquartzitos e quartzoarenitos”. São muito heterogêneos e apresentam veios de quartzo, de coloração que vai do branco ao amarelo.
O alto da serra é um berço de nascentes. — Foto: Arquivo TG
Na Serra do Aracá está a cachoeira El Dorado. Com 360 metros de queda, é a mais imponente. A água que cai de altura equivalente a um prédio de 126 andares forma no solo uma piscina natural, rodeada por imensos paredões rochosos revestidos de vegetação.
O alto da serra é um berço de nascentes. Um rio importante que brota no alto é o Pai Nosso. Tanta água faz surgir várias cachoeiras, a maioria com mais de 200 metros de altura, e dignas de contemplação, como a batizada de Terra da Gente.
Do topo, a Floresta Amazônica é a visão de um infinito tapete verde que ultrapassa a linha do horizonte. Num trecho, em terra firme, a grande mata abre espaço para uma planície alagada, onde residem pelo menos duas lendas. Diziam os conquistadores espanhóis do século 16 que a localização é a do Lago Parime, que banhava a cidade de El Dorado, território indígena de grandes riquezas. Há quem afirme também que a primeira cidade inca está escondida entre as montanhas do Aracá. Machu Picchu, no Peru, seria a segunda.
Se existe mesmo ouro, como reza a lenda de El Dorado, não se sabe. De valioso, há a tantalita, minério raro utilizado pela indústria eletrônica. Antes de extraí-la, os garimpeiros queimam grandes áreas de vegetação. O fogo, no Aracá, não é apenas devastador: destrói o que a humanidade ainda não conhece.