Doação de órgãos: a forma de doar deve ser pensada
Em toda a História, os seres humanos sempre buscam aprimoramento em suas práticas e um dos conhecimentos que mais evoluiu nos últimos anos foi a medicina. Um grande avanço na cura de doenças ocorreu em 1954, quando foi feito o primeiro transplante de um órgão vital, um transplante de rim que foi feito entre dois gêmeos para evitar rejeição, um pouco mais à frente, em 1967, ocorreu o primeiro transplante de coração, que foi um grande avanço na medicina.
Apesar de grandes avanços, há um problema no transplante de órgãos, que é a doação de órgãos. No Brasil, existe uma fila de 69 mil pessoas aguardando por um transplante e o país é o 27° país no mundo em doação de órgãos.
Existe uma ideia bastante discutida para resolver esse problema, que é a legalização para vender órgãos. Atualmente, no Brasil, você pode doar seus órgãos após a morte ou doar uma parte de algum órgão de modo que não vá prejudicar sua vida. A ideia de vender órgãos é praticada em alguns países como o Irã, que é o país líder mundial em doação de rim. Entretanto, essa é uma ideia difícil para a sociedade brasileira, em que as pessoas de baixa renda são a maioria. Pobres poderiam se prejudicar vendendo um rim porque precisam de dinheiro.
Legalizar essa prática pode ter benefícios para a população mas, por outro lado, podem acontecer coisas ruins, como tráfico de órgãos de forma mais fácil, isso deve ser discutido de acordo com a forma da sociedade brasileira, com quase toda a certeza a doação de órgãos vai aumentar, mas qual seria o custo desse aumento, pobres sofrendo por venderem um rim, pessoas vendendo órgãos para comprar celulares caros e desnecessários e, consequentemente, aumentando o tráfico de órgãos em nosso país, porque como fica mais fácil vender, mais criminosos vão querer investir nisso.
Para resolver essa discussão, as pessoas devem refletir sobre o custo de fazer o que querem fazer e pensar no fato de que essa discussão pode se encerrar em breve se a humanidade conseguir criar órgãos artificiais, algo que não está muito longe de acontecer. Essa legalização pode causar muitos problemas para a sociedade, logo, eu discordo da ideia.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
penso eu que sim
Explicação:
Perguntas interessantes
Física,
7 meses atrás
História,
7 meses atrás
História,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Física,
1 ano atrás