do que os professores precisam para ensinar seus alunos a gostar de ler?
Soluções para a tarefa
Resposta:
O professor como mediador de leitura em sala de aula, em primeiro lugar precisa amar a leitura ou o “ato de ler”, porque apresentamos com muito, mais facilidade aquilo que já temos em nós. Porém a sensibilidade de conhecer seus alunos também fará a diferença nesse processo de ensino e amor a leitura. Penso que o professor deve incentivar os alunos a descobrir os estilos literários dos quais mais gostam, além de incentivar que eles escolham livros na biblioteca para levar para casa, Os alunos devem experimentar a leitura por meio de diferentes materiais como gibe, tirinhas, cartum, livros digitais entre outros.
Pauto a minha resposta na Teoria do Conhecimento de Jean Piaget.
A teoria do conhecimento de Jean Piaget ofereceu importantes princípios aos educadores para orientar sua prática. Ele mostra que o sujeito humano estabelece desde o nascimento uma relação de interação com o meio. È a relação da criança com o mundo físico e social que promove seu desenvolvimento cognitivo. Dizia ele que a forma de racionar e de aprender da criança passa por estágios. Isto é, por volta dos 2 anos a criança passa do estágio sensorial-motor, para a pré-ação dos órgãos sensoriais e os reflexos neurológicos, pré-operatório ( a criança é capaz de fazer uma coisa e imaginar outra). O seguinte estágio se dá aos 7 anos (operacional concreto) reflete sobre coisas ociosas e fenômenos levando em consideração as relações entre os objetos para concluir um raciocínio. Aos 12 anos temos o estágio operacional-formal – aqui a adolescente pensa em coisas abstratas sem a necessidade de relacioná-las com o concreto.
Como a teoria de Piaget auxilia o educado no seu dia-a-dia? O educador conhecendo essas informações pode melhorar sua prática, pois ao observar os alunos, saberá quais conteúdos trabalhar. Para o pensador suíço o conhecimento é construído na experiência. Ainda defende ele que o que permite a construção da autonomia moral é o estabelecimento da cooperação em vez da coação, e do respeito mútuo no lugar do respeito unilateral.
Explicação: