Biologia, perguntado por vieiralopesraphaelpi, 4 meses atrás

do que e formado o córtex cerebral?​

Soluções para a tarefa

Respondido por giuliarch
1
O córtex cerebral é formado pela substância cinzenta (que contém o corpo celular do neurônio), e também é o local do processamento neural mais sofisticado e distinto. É uma fina camada, a mais externa do cérebro dos vertebrados, que possui uma espessura que pode variar de 1 a 4 mm. Ela reveste o centro branco medular de todo encéfalo. É considerada uma das partes mais importantes do sistema nervoso, afinal, é no córtex cerebral que irão chegar os impulsos produzidos pelas vias da sensibilidade e onde elas são interpretadas. É ainda do córtex que saem os impulsos nervosos que iniciam e comandam os movimentos voluntários. É o centro do entendimento e da razão, responsável pela memória, percepção e linguagem.
Respondido por RochaCorrea
1

Resposta:

O córtex cerebral é formado por corpos de bilhões de neurônios, seus dendritos e axônios mielinizados e não mielinizados. Esse conjunto forma uma estrutura com múltiplas camadas.

Explicação:

  • Organização colunar do córtex cerebral:

O córtex cerebral pode ser dividido em formações verticais que são chamadas de colunas. Essas colunas representam unidades funcionais do córtex, e são capazes de memorizar relações e realizar operações mais complexas do que neurônios isolados. Cada coluna está orientada perpendicularmente à superfície cortical, e é formada por todas as seis camadas celulares. Os neurônios estão intimamente conectados em uma coluna, mas também apresentam conexões com as colunas adjacentes e até com colunas distantes, bem como com as estruturas profundas, principalmente o tálamo.

  • Áreas funcionais do córtex cerebral:

Outra maneira de dividir o córtex cerebral é em três tipos de áreas funcionais, as áreas primárias, secundárias e de associação. As áreas corticais responsáveis por funções básicas são chamadas de áreas motoras ou sensitivas primárias. As áreas secundárias estão localizadas próximas a cada áreas primária, e recebem projeções aferentes das áreas primárias correspondentes e do tálamo. Elas são responsáveis pela integração do sinal original das áreas primárias com a informação recebida do tálamo, para refinar o estímulo da área primária. As áreas de associação, por outro lado, são áreas corticais que integram, processam e analisam diferentes tipos de estímulos que chegam ao cérebro, e estão envolvidas na mediação das funções cognitivas superiores.

Espero ter ajudado!!! Deus te abençoe.


vieiralopesraphaelpi: muito obrigado
RochaCorrea: De nada!!
Perguntas interessantes