Do ponto de vista da história do gosto, os anos de 1930 e 1940 se caracterizam pela aceitação crescente das obras e do espírito modernista, que passam a fazer parte da cultura e a dar cada vez mais o tom. Ao seu lado, agem outras tendências renovadoras, como o regionalismo crítico do Nordeste, que, sem derivar do Modernismo, lucrou com a sua luta pela liberdade de expressão e teve o campo livre para se difundir. Se os anos de 1920 foram de luta modernista, os de 1930 e 1940 foram de modernização geral, em sentido lato, desde as ciências até às artes, passando pelo ensino, a edição, a crítica, a produção literária. CANDIDO, Antonio. Iniciação à Literatura Brasileira. São Paulo: Humanitas, 1999. A chamada Geração de 30 reúne entre seus principais prosadores nomes como Graciliano Ramos, José Lins do Rego, Rachel de Queiroz e Jorge Amado. Sobre o legado literário desses autores, analise as afirmações a seguir: I. Rachel de Queiroz se destaca como a primeira escritora mulher a receber reconhecimento da crítica especializada ainda em vida. Sua obra O quinze foi um marco da literatura regionalista, trazendo à tona as angústias do povo que sofre com a seca. II. Graciliano Ramos, com seu Vidas Secas, inova a arte da escrita ao, sem se desprender do culto à correção gramatical e à normalidade da escrita, realizar uma obra em que a realidade é apresentada a partir da economia ou do uso essencial das palavras. III. Jorge Amado apresenta uma obra fortemente influenciada pelas concepções marxistas, o que pode ser observado tanto em seus primeiros escritos, como Cacau (1933) e Suor (1934), quanto no clássico Capitães da Areia (1937). IV. José Lins do Rego dedicou-se à escrita do que ele próprio chamou de “ciclo da cana-de-açúcar”, composto por 5 romances que abordam a decadência do engenho açucareiro do nordeste brasileiro. A primeira obra deste ciclo é Menino do Engenho (1932). É correto o que se afirma em:
Soluções para a tarefa
Respondido por
8
É correto o que se afirma em: I, II, III e IV.
O modernismo se popularizou, principalmente, nos anos de 1930 a 1940, pois o estilo literário passou a fazer parte da cultura do Brasil. Nesse período também, surgiram outras tendências renovadoras, um exemplo foi o regionalismo crítico nordestino.
Os principais prosadores do modernismo receberam o nome de Geração de 30, alguns exemplos são os escritores Graciliano Ramos, José Lins do Rego, Rachel de Queiroz e Jorge Amado.
Bons estudos!
Perguntas interessantes
Sociologia,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Física,
8 meses atrás
Física,
11 meses atrás
Saúde,
11 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás