do cruzamento entre uma mulher sem sardas que possui lóbulo livre nas orelhas e um homem com sardas que também possui lóbulo livre, cuja mãe não apresenta sardas, nasceram duas crianças, uma com lóbulo livre e outra com lóbulo aderente. qual a probabilidade de que uma terceira criança seja sem sardas e com lóbulo livre?
Soluções para a tarefa
Resposta:
37,5%
Explicação:
Tanto os lóbulos soltos (A) como as sardas (B) são dominantes. Logo, se a mulher não possui sardas, ela deve ter alelos para sardas recessivos (bb); como ela tem lóbulo livre/solto, pelo menos um de seus alelos para lóbulos é dominante A. Assim, podemos dizer que ela tem alelos A_bb.
Como o homem possui sardas (B) e lóbulo solto (A), ele deve ter, ao menos, um de cada alelo dominante. (A_B_). O enunciado diz que sua mãe não tem sardas, logo ela deve ter alelos recessivos para sarda _._bb. Assim, seu filho deve ter alelos A_Bb.
O texto também nos informa que eles tiverem duas crianças, sendo uma com lóbulo lóbulo preso (aa). Isso é importante porque um filho só pode apresentar um gene recessivo quando ambos os seus pais apresentam alelo recessivo desse gene. Assim, concluímos que o genótipo do pai é AaBb e, da mãe, Aabb. Aplicando em cercado a segunda lei de Mendel, temos:
O problema pergunta qual é a chance dos pais terem uma terceira criança. Essa deve nascer sem sardas e com lóbulo solto (apresentado como SSLS no arquivo). Temos que isso equivale a 6/16; isso é, 6 em 16 ou 37,5%.
*M = mulher
H = homem
a parte escrita ''gene recessivo do filho aa'' indica que ambos os pais devem ter um gene a recessivo para que o filho nasça com lóbulos presos.