Diz-se que uma família vive na pobreza extrema se sua renda mensal por pessoa é de, no máximo, 25% do salário mínimo nacional. Segundo levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), mais de treze milhões de brasileiros saíram da pobreza extrema entre 1995 e 2008. No entanto, a diminuição generalizada nas taxas de pobreza extrema nesse período não ocorreu de forma uniforme entre as grandes regiões geográficas do país, conforme ilustra o gráfico abaixo.Tendo em vista o gráfico, verifica-se que a taxa nacional de pobreza extrema caiu 49,8%, passando de 20,9% para 10,5%. Pode-se concluir, então, que a região em que a taxa de pobreza extrema (em %) caiu mais de 50% foi(A) a região Norte. (B) a região Sudeste. (C) a região Nordeste. (D) a região Centro-Oeste. (E) a região Sul.
#UFF
Anexos:
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Alternativa E: a região Sul diminuiu a taxa de pobreza em mais de 50%.
Esta questão está relacionada com a proporcionalidade entre variáveis. A proporção é um valor referente a razão de dois números. Por isso, a proporção está atrelada a fração, onde temos um numerador e um denominador. Desse modo, temos uma relação de equivalência entre dois valores.
Nesse caso, veja que temos colunas de barras indicando porcentagens. Para que ocorra um decréscimo maior que 50%, a segunda barra de cada região deve indicar um valor menor que a metade da porcentagem da primeira barra. Isso ocorre com a região Sul, onde 50% de 13,6 é igual a 6,8 e o valor indicado é 5,5.
Respondido por
0
A resposta correta é a alternativa E
Perguntas interessantes
Artes,
7 meses atrás
Português,
10 meses atrás
Português,
10 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Física,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás