Filosofia, perguntado por jailsonjajaf, 10 meses atrás

Diversos pensadores contribuíram para a reflexão política buscando compreender não apenas o modo como o homem se organiza, como também para viabilizar as melhores instituições rumo à realização humana de modo coletivo. Pensaram sob óticas distintas, por vezes, até semelhantes, mas todos provocaram as nossas reflexões sobre a pertinência prática de se conceber o homem como um ser essencialmente político.
Com base em seus conhecimentos acerca de política, considere:
I. O termo política é derivado de politeia, um termo grego antigo que indicava os procedimentos relativos à pólis ou cidade-Estado.
II. Para os gregos, ética e política estavam intimamente ligadas, pois ambas visavam o bem; a ética o bem coletivo e a política o bem individual.
III. Para Platão o homem é um ser político por natureza e não consegue viver sozinho, pois a práxis é, por excelência, política.
IV. Aristóteles afirmava que não fazia sentido o homem ser virtuoso se não fosse para partilhar com os demais cidadãos.
Estão corretas apenas as alternativas:
________________________________________
Alternativas:
a)I e II.
b)II e III.
c)III e IV.
d)I e IV.
e)II e IV.

Soluções para a tarefa

Respondido por MayaraVAssis
14

Bom dia!

I. O termo política é derivado de politeia, um termo grego antigo que indicava os procedimentos relativos à pólis ou cidade-Estado.  Verdadeiro, o termo política surgiu primeiramente na sociedade grega em razão de manifestações sociais de grupos que reinvindicavam participar das decisões da sociedade.

II. Para os gregos, ética e política estavam intimamente ligadas, pois ambas visavam o bem; a ética o bem coletivo e a política o bem individual.  Falsa, a ética visa o bem individual e política, o bem coletivo.

III. Para Platão o homem é um ser político por natureza e não consegue viver sozinho, pois a práxis é, por excelência, política. Verdadeira, sendo o homem um ser social ele deve aprender a relacionar-se para que consiga sobreviver dentro de uma sociedade.

IV. Aristóteles afirmava que não fazia sentido o homem ser virtuoso se não fosse para partilhar com os demais cidadãos. Verdadeiro, para o filósofo, viver em sociedade era algo de muita importância, e por isso, a virtude relacionava-se a isso.

Respondido por moisesmparispe4cyg
14

I e IV - Letra D. Apenas a 1 e 4 são verdadeiras.

Perguntas interessantes