Diversos empregadores, em razão do mercado em que atuam ou de acordo com a conjuntura econômica, muitas vezes optam pela adoção de férias coletivas. Elas são caracterizadas como aquelas que são concedidas a todos os empregados da empresa ou do estabelecimento. As férias coletivas podem também serem deflagradas por setores da empresa, desde que todos os trabalhadores que o componham usufruam das férias de forma simultânea. A partir dessas informações, complete as lacunas a seguir: Na hipótese de parte do setor ou apenas um grupo de empregados sair de férias e o outro permanecer trabalhando, as férias serão consideradas ____________. As férias coletivas podem ser concedidas em ____________ , desde que nenhum deles seja inferior a____________ dias. Nada impede que as férias sejam concedidas parte como coletivas e parte como individuais, ou seja, havendo, por exemplo, diminuição da produção a empresa poderá conceder dez dias de férias coletivas a seus empregados e os vinte dias restantes poderão ser administrados individualmente no decorrer do ano, desde que eles sejam gozados de uma única vez. Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas. Escolha uma:
Soluções para a tarefa
Resposta:
Conforme leciona Delgado (2006, p. 917), os períodos de descanso, que são nosso objeto de estudo, podem ser definidos como os “lapsos temporais regulares, remunerados ou não, situados intra ou intermódulos diários, semanais ou anuais de labor, em que o empregado pode sustar a prestação de serviços e sua disponibilidade perante o empregador”.
O objetivo destas pausas é permitir que o trabalhador recobre suas forças e que possa conviver com seus familiares e amigos, usufruindo momentos de lazer.
A partir dessa definição, tem-se que estes períodos de descanso não se limitam às férias, mas também dizem respeito aos intervalos e aos descansos em domingos e feriados.
No tocante aos intervalos, a CLT trata do intrajornada em seu art. 71, isto é, daquele que deve ser concedido durante um dia de trabalho. Ele também é conhecido como intervalo para refeição e descanso.
Caso a duração do trabalho ultrapasse seis horas diárias, o trabalhador terá direito ao mínimo de uma hora de intervalo e ao máximo de duas horas. Se a duração do trabalho foi superior a quatro horas até seis horas diárias, fará jus a quinze minutos de intervalo. Por fim, se o trabalho não exceder quatro horas diárias, não terá o direito a qualquer pausa.
Explicação:
Resposta:
inválidas, dois períodos anuais, dez. Correto
Explicação:
corrigido no ava