Sociologia, perguntado por kobra90, 11 meses atrás

Diversas indústrias alegam que as terras improdutivas das tribos indígenas e das comunidades quilombolas poderiam ser usadas para ajudar no avanço da economia. Afinal muitas vezes esses terrenos são ricos em recursos naturais, o que ajudaria diversas empresas a produzir o seus bens. Isso apresenta uma visão de superioridade por parte das indústrias em relação às tribos e os quilombos, já que se esses fossem invadidos para ocorrer a produção de bens, toda a cultura de um povo seria desrespeitada, o que poderia levar a sua exterminação.


Considerando as ideias do texto, analise assertivas a seguir.


I. A alegação de diversas indústrias de que as terras das tribos indígenas e das comunidades quilombolas deveriam ser usadas para produção agrícola ressalta uma superioridade por parte das grandes empresas e a marginalização de um povo que há muito tempo vem sendo menosprezado pela sociedade.
II. A disputa pela posse da terra retrata a importância dada à produção de riqueza e a falta de reconhecimento em relação a cultura e a história dos povos indígenas e quilombolas.
III. A maioria das terras das tribos indígenas e das comunidades quilombolas possuem documento de posse de terra. Portanto, muitas vezes não é preciso se preocupar com a disputa de terrenos.

Soluções para a tarefa

Respondido por KobraResp
73

Resposta:

I e II, apenas.

Explicação:

A falta de respeito em relação a cultura indígena e quilombola, e a ideia de superioridade por parte das grandes indústrias faz com que ocorra a disputa de terras para que produção industrial.

Respondido por joaopaulooas
10

As terras indígenas são protegidas pela constituição federal. Portanto, as únicas assertivas corretas são a I e a II, haja vista que as terras indígenas normalmente não possuem documentos comprobatórios.

O que a constituição fala sobre o direito indígena?

O Capítulo VIII do Título VIII da Constituição (Ordem Social) é destinado a dispor sobre os direitos dos índios. A esse propósito, assegura às comunidades indígenas a posse permanente das terras tradicionalmente ocupadas pelos índios.

Desse modo, ao interpretar tais diretrizes, o STF tem se pronunciado no sentido da adoção da chamada teoria do fato indígena como critério definidor das áreas tradicionalmente ocupadas pelos índios.

Aprenda mais sobre os índios aqui: brainly.com.br/tarefa/44225833

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes