Diversas cidades, no Brasil e em outros países, apresentam graves problemas ambientais, dentre os quais podemos destacar a poluição das águas dos rios. Recentemente o governo do estado de São Paulo anunciou que o programa Novo Rio Pinheiros tem como meta entregar o rio despoluído em 2022. Cite e explique três medidas que devem ser tomadas para que o governo paulista atinja sua meta.
Pra hoje galera, preciso o mais rápido o possível!!!!
Soluções para a tarefa
Resposta:
Dentre as medidas que devem ser tomas pelo governo, podem ser citadas:
• a criação ou ampliação da rede de coleta e tratamento de esgotos residenciais e industriais, para evitar que os efluentes sejam lançados diretamente nos rios.
• o desenvolvimento de campanhas de conscientização envolvendo a comunidade para evitar o descarte de lixo em áreas impróprias ou mesmo às margens ou no leito do rio.
• a recomposição da mata ciliar por meio do plantio de espécies nativas junto às margens do rio, contribuindo para a proteção das águas, para o aumento da área permeável e consequente infiltração da água no solo (evitando enchentes) e maior biodiversidade.
Caso o aluno tenha dificuldade, oriente-o fazer uma pesquisa sobre os principais programas de despoluição das águas de rios que estão em andamento ou já foram bem sucedidos no passado.
Explicação:
gabarito bons estudos
Resposta:
Explicação:
Uma das três medidas que devem ser tomadas para que o governo paulista atinja sua meta é a criação de uma rede de coleta e tratamento de esgotos residenciais e industriais, para evitar que os efluentes químicos e de dejetos sejam lançados diretamente nos rios e políticas de saneamento básico com mais rigor. Outra medida é o desenvolvimento de campanhas de conscientização para que as pessoas e comunidades não despejem ou joguem lixo / dejetos diretamente nos leitos dos rios e córregos ou mesmo às margens do rio. Outra forma seria a recomposição da mata ciliar ou reflorestamento de árvores nas margens do rio por meio do plantio de espécies nativas, contribuindo para a proteção das águas, para o aumento da área permeável e em consequência a melhora na infiltração da água no solo (evitando enchentes) e maior biodiversidade.