distúrbios que afetam o crescimento ósseo?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Herança familiar – se os pais da criança são baixos, existem grandes chances de que a criança herde essa característica.
Deficiência hormonal – o hormônio do crescimento (GH) é produzido pela hipófise, glândula localizada no cérebro, e possui papel importante no crescimento. Sua deficiência reduz a taxa de crescimento, que pode resultar em baixa estatura. Quando produzido em excesso, pode causar problemas como o gigantismo, condição em que o organismo cresce mais do que o normal.
Falta de nutrientes na alimentação – para ter crescimento e desenvolvimento normais, existem alguns nutrientes que as crianças devem consumir. A deficiência deles pode comprometer o crescimento normal. Veja quais são:
Vitamina A – Esta vitamina age no fluxo do hormônio de crescimento durante a noite. Boas fontes: cenouras, manga, batata-doce e bife de fígado.
Zinco – o zinco tem ação no hormônio do crescimento, atuando no equilíbrio da sua produção. A deficiência limita o crescimento infantil e diminui a resistência a infecções. Boas fontes: carnes vermelhas, amêndoas e feijão.
Ferro – estudos demonstram que a deficiência desse elemento pode ser prejudicial tanto para o desenvolvimento infantil quanto para o crescimento físico, pois reduz a circulação de oxigênio nas células. Boas fontes: carnes vermelhas e espinafre.