Disserte sobre por que o quimo não causa ulcerações no duodeno e quais mecanismos/substâncias estão associados a este processo.
Soluções para a tarefa
O processo de digestão acontece com a finalidade de retirar dos alimentos os nutrientes necessários para suprir as necessidades metabólicas do organismo. Nesse processo, os alimentos sofrem diversas modificações devido à ação de várias enzimas ao longo do sistema digestório. O quimo e o quilo, por exemplo, são produtos da digestão formados, respectivamente, no estômago e no intestino delgado.
→ Quimo
O quimo é o produto formado após a digestão do alimento no estômago. O alimento, mais corretamente chamado nessa fase de bolo alimentar, chega ao estômago pelo esôfago. Nesse momento, o alimento já sofreu a ação da saliva e da digestão mecânica realizada pelos dentes.
→ Quilo
Quando chega ao intestino delgado, o quimo sofre a ação de diferentes substâncias, como o suco entérico, suco pancreático e a bile. Todos esses produtos alteram as propriedades do quimo, que passa a receber o nome de quilo nessa fase.
O quimo, logo quando sai do estomago e entra no duodeno, ele é muito acido, porém, ele entra em contato com soluções tampões, com o suco pancreático, a bile e o suco entérico, neutralizando rapidamente o pH dessa massa, que passa a ser chamada de quilo.
Caso não houvessem essas secreções que neutralizam o pH do quimo, ele certamente causaria queimaduras e ulcerações no duodeno, é por isso que pessoas que precisam passar por cirurgias no duodeno, sofrem muita perda de qualidade de vida.
O estomago é muito acido pois há a secreção do HCL, da pepsina e da tripsina, que são substâncias muito acidas.
Venha estudar mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/9778795