Saúde, perguntado por Nic0le, 9 meses atrás

Disserte sobre a síndrome braquicefálica ​

Soluções para a tarefa

Respondido por carol14pinheiro22
3

A Síndrome braquicefálica ou Síndrome de Obstrução das Vias Aéreas Superiores caracteriza-se pelas múltiplas anomalias anatômicas e funcionais em animais braquicefálicos (com o focinho “achatado” ou “amassado”), tais anormalidades impedem o fluxo de ar através das vias aéreas superiores e provocam sinais clínicos de obstrução. A obstrução prolongada pode resultar em esforço respiratório excessivo e também levar à eversão dos sáculos laríngeos, estreitamento da glote e, por último, ao completo colapso da laringe. Os sinais clínicos são compatíveis com o grau de obstrução e podem ser exacerbados em situações desafiadoras como prática de exercícios (leves a intensos), exposição a temperaturas ambientais altas e momentos de excitação excessiva.

Entre os principais defeitos destacam-se: narinas estenóticas, palato mole alongado e hipoplasia de traqueia. A gravidade dessas alterações anatômicas variam e pode haver mais de uma alteração em um mesmo animal. Doenças gastrointestinais podem aparecer concomitantemente nestes pacientes devido à obstrução das vias aéreas superiores ocasionando ter dilatação esofágica e gástrica como resultado da aerofagia.

Em cães, as raças mais afetadas são: Buldogue Inglês, Boston Terrier, Pequinês, Pug, Shih Tzu, Boxer, Lhasa Apso, Cavalier King Charles Spaniel e Mastiff. A frequência é menor em felinos, porém há relatos em animais de raças de face curta, como o Himalaio, Exótico e o Persa. A afecção está presente desde o nascimento, contudo é comum que o(a) tutor(a) procure atendimento quando o animal já é adulto (entre dois e quatro anos) e apresenta grandes prejuízos respiratórios. Pode afetar ambos os sexos.

O prognóstico depende da gravidade das alterações anatômicas e da possibilidade de correção das mesmas. Quanto maior a obstrução, maior a dificuldade respiratória, apresentando, portanto, um potencial risco de morte ao animal. Os sinais clínicos tendem a piorar progressivamente caso os problemas não sejam tratados oportunamente. A intervenção precoce pode garantir um bom prognóstico para a maioria dos animais.

ZAP +5515996226739 salva como sad


Nic0le: obrigada ❤️
Nic0le: tenho mais algumas perguntas em meu perfil, se puder me ajudar eu ficaria muuuitissimo grata ❤️
Perguntas interessantes