Química, perguntado por lucasfioriferreira18, 7 meses atrás

A água é essencial à nossa vida e no interior do nosso corpo dissolve inúmeras substâncias para que o nosso organismo possa se manter vivo, sendo chamada solvente universal. A fórmula química da água é H2O
Ao observar com atenção a fórmula da água, podemos dizer que se trata:

a) de uma substância composta, sendo formada por 2 átomos de hidrogênio e 1 átomo de oxigênio


b) de uma substância composta, sendo formada por 2 átomos de hidrogênio e 2 átomos de nitrogênio


c) de uma substância composta, sendo formada por 1 átomo de hidrogênio e1 átomo de oxigênio


d) de uma substância simples, sendo formada por 1 átomo de hidrogênio e 2 átomos de oxigênio​

Soluções para a tarefa

Respondido por ale4tori0
1

Todos os seres vivos que habitam o planeta Terra são formados por células. Estas, por sua vez, possuem organelas, partículas que mantêm as células vivas utilizando inúmeros tipos de substâncias. Uma dessas substâncias é a água.

Nosso planeta é o único no Sistema Solar a apresentar 71% de sua superfície coberta por água. Essa substância é a mais abundante na constituição da maioria dos seres vivos, podendo ser encontrada em porcentagens que variam de 70% a 95%.

Capacidade de dissolução

Em termos moleculares, a água é constituída de um átomo de oxigênio e dois átomos de hidrogênio - e sua fórmula molecular é simbolizada por H2O. Usualmente, a água é chamada de "solvente universal", pois é capaz de dissolver uma grande variedade de substâncias químicas que constituem as células vivas, tais como sais minerais, proteínas, carboidratos, gases, ácidos nucléicos e aminoácidos.

Essa capacidade de dissolução da água está diretamente ligada à sua polaridade, já que em uma molécula de água há um pólo positivo e um pólo negativo. A maioria das substâncias que compõem as células vivas também é polar. Portanto, essas substâncias possuem uma boa afinidade química com a água, sendo então denominadas hidrofílicas (do grego, hydro = água; e phylos =amigo).

Do ponto de vista químico, dissolver uma substância é separar seus átomos por meio de um solvente de propriedades semelhantes, para que eles possam ser utilizados pelas células vivas.

Por exemplo, quando ingerimos sal de cozinha (NaCl), a água que está em nosso organismo separa o Sódio (Na) do Cloro (Cl), formando íons que podem ser aproveitados por nossas células em atividades celulares.

Se as moléculas de água não ativassem esse processo, jamais poderíamos utilizar tais átomos sob a forma de cristais de sal, como os conhecemos. Portanto, a água e o sal de cozinha passam a constituir uma solução aquosa, na qual a água atua como solvente - e o sal, como soluto.

No interior das células encontramos outro exemplo dessa relação solvente-soluto: o citosol. Nesse caso, a água é o solvente - e os aminoácidos, proteínas e carboidratos, o soluto. Juntos, formam uma solução aquosa. O sangue é também, em parte, uma solução aquosa formada por água e uma gama enorme de solutos (glicose, íons de sais minerais, gases respiratórios, etc.

Espero ter ajudado!


ale4tori0: vamos ser amigos
lucasfioriferreira18: vamos :)
lucasfioriferreira18: obrigado por me ajudar ^^
Perguntas interessantes