Pedagogia, perguntado por thalitacalmeid, 1 ano atrás

Dissertativa

A publicação da Psicogênese da Língua Escrita (1999) teve grande impacto na compreensão do processo de alfabetização, porque as autoras evidenciaram que a aprendizagem da leitura e da escrita não se restringe a um conjunto de técnicas percepto-motoras, não depende apenas da motivação dos alunos e nem da quantidade de exercícios realizados dentro e fora da sala de aula. Para Emília Ferreiro e Ana Teberosky, o processo de alfabetização é uma construção contínua de conceitos, de conhecimentos, que se inserem dentro de contextos complexos.

As autoras buscaram analisar o proces­so de aquisição da linguagem a partir das pesquisas de Jean Piaget, que colocam a criança como sujeito cognoscente, ou seja, um sujeito que pensa, que elabora hipóteses sobre o modo e o funcionamento da escrita, que se esforça por compreender para que serve e como se constitui esse objeto. A escrita passa a ser vista, pois, como objeto sociocultural do conhecimento.

O processo de aprendizagem da leitura e da escrita é, segundo as autoras, evolutivo e passa por níveis de conceitualização, os quais revelam as hipóteses construídas pelas crianças. Tais níveis ou períodos, como observam as autoras, não são fixos, mas revelam o desenvolvimento cognitivo do aluno, que pode, por exemplo, estar numa determinada hipótese, mas ainda mesclar conceitos do nível anterior. A passa­gem de um “período” a outro implica em inúmeros conflitos, que devem ser valorizados pelos professores e pelos alunos, a fim de que os processos de ensino e de aprendizagem se realizem plenamente.

Explique os quatro “períodos” (pré-silábico, silábico, silábico-alfabético e alfabético) por que passam as crianças e comente a importância da sondagem diagnóstica nesse processo.

Soluções para a tarefa

Respondido por pob
6
Pré- Silábico -> A criança não estabelece relações entre a escrita e a pronúncia. Nesta fase ela expressa sua escrita através de desenhos, rabiscos e letras usadas aleatoriamente, sem repetição e com o critério de no mínimo três.Silábico -> A criança descobre a lógica da escrita, percebendo a correspondência entre a representação escrita das palavras e as propriedades sonoras das letras, usando, ao escrever, uma letra para cada emissão sonora.Silábico-Alfabético -> É quando a criança compreende a organização e o funcionamento da escrita e começa a perceber que cada emissão sonora (sílaba) pode ser representada, na escrita, por uma ou mais letras.Alfabético-> Aqui a criança já compreendeu que cada um dos caracteres da escrita corresponde a valores menores que a sílaba. As crianças passam por esse processo quando começa a falar, troca letras, reduz e inventa palavras e isso não causa a menor preocupação porque sabemos que é passageiro. Ajudamos a criança corrigindo-a, mostrando a forma correta,  porque não aprendem a falar de uma vez ,é aos poucos que ela vai descobrindo as letras e formar palavras. 
Perguntas interessantes