dissertação sobre física social pfv é urgente 50pontos!
Soluções para a tarefa
Entendo por Física Social a ciência que tem por objeto próprio o estudo dos fenômenos sociais, considerados com o mesmo espírito que os fenômenos astronômicos, físicos, químicos e fisiológicos, isto é, como submetidos a leis naturais invariáveis, cuja descoberta é o objetivo especial de suas pesquisas.
Resposta:
Física Social é um termo cunhado por Comte em 1822. As Ideias de Comte foram influenciadas por Saint-Simon que falava sobre o programa positivista. A "Física Social" é uma referência à organização por leis entre as ciências da natureza e a ciência da sociedade. A ideia de Auguste Comte era ver os fenômenos sociais como "coisas" e estavam sujeitos a leis. O autor define a física social como a ciência que se ocupa com o estudo dos fenômenos sociais considerados à mesma luz dos elementos astronômicos, físicos, químicos e fisiológicos. Atualmente, um campo da sociologia que utiliza-se da linguagem das matemáticas e das ciências exatas é a criminologia. O uso da estatística, matemática e física são corriqueiros ao campo. É possível verificar diversas maneiras e usos atuais da matemática e da física na análise criminológica.
A física social chamada sociologia, segundo Auguste Comte, teria de ser baseada na Biologia, a Astronomia, a Matemática, a Física e a Química. Essa área busca a análise da sociedade baseado na observação de dados sensíveis e com isso é possível fazer experimentação, observação, comparação e classificação com métodos. A partir disso, é possível avaliar a sociedade como um todo e o que é constante naquela sociedade. Segundo o autor da Física Social, o conhecimento passa por três estágios: Primeiro é o teológico, onde se é baseado em mitos e crenças. Segundo é o metafísico, onde o conhecimento é baseado em situações abstratas. Terceiro e último é o conhecimento positivo que é baseado em métodos e é o que utiliza-se na física social.