Física, perguntado por marcoantoniodesouza, 5 meses atrás

dispositivos atuadores ​

Soluções para a tarefa

Respondido por wzkFoxytt1999
0

Resposta:

ATUADORES O QUE SÃO

Atuadores são dispositivos responsáveis por produzir movimento. E, para fazer isso, eles vão converter uma energia que pode ser elétrica, hidráulica ou pneumática. E, a partir desse processo de transformação dessas energias que se obtêm o movimento, que podemos chamar de energia mecânica.

Em outras palavras, os atuadores vão precisar dos seguintes elementos para produzir energia mecânica:

Fluído;

Ar;

Ou eletricidade.

A energia mecânica, que é gerada pelos atuadores, é um recurso fundamental para alimentar diversos processos, participando na operação de máquinas e equipamentos e, principalmente, na atuação de válvulas.

E, para fazer isso, os atuadores podem se apresentar em 3 diferentes tipos. Que são associados, é claro, ao tipo de energia convertida por ele.

Sendo assim, os atuadores se apresentam da seguinte forma:

Atuadores Pneumáticos;

Atuadores Hidráulicos;

Atuadores Elétricos.

Confira, no tópico abaixo, como cada um deles funciona e contribui para os processos industriais.

Conheça os 3 Tipos de Atuadores

1 ATUADORES HIDRÁULICOS

Tanto os atuadores hidráulicos, quanto os pneumáticos, requerem um certo fluido para serem acionados.

E, quando falamos do hidráulico, o fluido utilizado é, normalmente, o óleo que, por sua vez, é pressurizado a fim de gerar movimento.

Atuadores hidráulicos são utilizados quando existe uma necessidade de manipular cargas elevadas, onde são produzidas grandes forças.

2 ATUADORES PNEUMÁTICOS

É preciso lembrar que, assim como os atuadores hidráulicos, ou pneumáticos também necessitam de um fluido para serem acionados.

Porém, diferente do hidráulico que faz uso do óleo pressurizado, os atuadores pneumáticos utilizam o ar, também pressurizado, para gerar a energia mecânica.

No que diz respeito ao seu acionamento, quando comparado com o hidráulico, existem diversas semelhanças. Exceto no que diz respeito a capacidade de retenção da pressão do fluido, onde,nesse caso, é muito menor.

Para funcionar, o atuador pneumático conta com um pistão que se situa dentro de um cilindro oco. A partir dessa composição, uma bomba externa aplica uma pressão que move o pistão para dentro do cilindro.

Ocorre que, à medida que essa pressão aumenta, o cilindro se move e o resultado disso é a geração da energia mecânica.

Existem grandes vantagens na utilização de atuadores pneumáticos, tais como:

Atuadores pneumáticos são bastante leves;

Podem ser utilizados em diversos tipos de ambientes;

A necessidade de manutenção é muito baixa;

Seus componentes tem uma duração bastante alta.

3 ATUADORES ELÉTRICOS

Por fim, existem os atuadores elétricos. Onde, nesse caso, o componente necessário para acioná-lo é a energia elétrica. É a partir da conversão dessa energia elétrica que se obtém a energia mecânica aplicada na operação de máquinas e atuação de válvulas.

Trata-se de um tipo de atuador que pode ser compreendido de maneira bastante simples. Ele funciona como motor ou interruptor, cuja operação pode ser realizada à distância, o que lhe garante uma série de aplicações que vão desde controladores de portas a atuação em válvulas de processos maquinários.

E, no que diz respeito a esse uso, estamos falando de um tipo de atuador que se destaca em muitas situações, quando comparado aos demais.

Isso se dá, em grande parte, devido aos atuadores elétricos contarem com uma transmissão de potência mais simples, onde a energia é limpa e eficiente.

Além disso, existem outras vantagens em relação à utilização de atuadores elétricos, tais como:

Possuem grande precisão do ponto de vista funcional;

Fazem pouquíssimo barulho;

As chances de vazamento são praticamente nulas.

Conclusão

A verdade é que, independente do tipo de atuador que estamos falando, não tem como negar que eles são dispositivos extremamente importantes dentro do âmbito industrial.

Trata-se de um mecanismo que pode contribuir para redução de custos de produção. Isso sem contar, é claro, com os benefícios operacionais, uma vez que a sua aplicação traz grandes diversas facilidades na operação de equipamentos e, também, o aumento do nível de proteção.

Perguntas interessantes