Dispõe-se de duas bolas maciças, isoladas, de mesmoraio, uma de cobre e outra de vidro. As bolas têm cargaspositivas iguais e encontram-se em equilíbrio eletrostático.Supondo-se que a distribuição de cargas na esfera devidro seja uniforme, pode-se afirmar que, para pontos nointerior das esferas,(A) o potencial eletrostático aumenta com a distância aocentro, em ambas as esferas.(B) o potencial eletrostático é constante na esfera decobre e aumenta com a distância ao centro naesfera de vidro.(C) a intensidade do vetor campo elétrico é constante enão nula na esfera de cobre e aumenta com adistância ao centro na esfera de vidro.(D) a intensidade do vetor campo elétrico é nula naesfera de cobre e diminui com a distância ao centrona esfera de vidro.(E) a intensidade do vetor campo elétrico aumenta coma distância ao centro, em ambas as esferas.
#ENADE
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
A alternativa correta é a (C) a intensidade do vetor campo elétrico é constante enão nula na esfera de cobre e aumenta com adistância ao centro na esfera de vidro.
Em relação a potencia de origem elétrica de uma esfera que se diz condutora deve ser calcculada por meio de sua carga em que são concentradas atraves do seu centro.
Na esfera, quando se identifica a eletrização, a pauta de seu alcance se estabelece de maneira rápida com o equilibrio de sua natureza eletrostática em que a razão se dá pelo espalhamento de maneira uniforme do material excedente por sua superfície externa.
Espero ter ajudado.
Perguntas interessantes