disfunção hormonal pode causar sintomas de gravidez
Soluções para a tarefa
1. Dificuldade para pegar no sono
A dificuldade para pegar no sono é mais comum em pessoas muito estressadas, que sofrem com ansiedade ou são tabagistas. A regulação do sono depende de diversos hormônios, como a melatonina, testosterona, hormônios do crescimento (GH) e da tireoide (TSH), por exemplo, além das próprias alterações fisiológicas do corpo com o passar da idade.
Assim, quando existe um desequilíbrio hormonal que afete esses hormônios, a pessoa pode ter mais dificuldade para dormir e pode até sentir-se mais agitada e ansiosa durante o dia.
O que fazer: é recomendado que a pessoa busque orientação do endocrinologista para que seja solicitado um exame de sangue para verificar os níveis de hormônio que se suspeite estar alterado no sangue e, assim, iniciar o tratamento adequado.
2. Excesso de fome
Os hormônios controlam muitas funções do organismo, sendo que uma delas é a sensação de fome. Por isso, quando alguns hormônios, como a grelina, estão mais altos que outros, como a oxintomodulina e a leptina, por exemplo, é possível sentir mais fome, mesmo depois de já ter almoçado ou jantado.
O que fazer: é importante ir ao endocrinologista para que sejam verificados quais os níveis dos hormônios reguladores do apetite e, assim, traçar estratégias para que haja a regulação desses níveis hormonais. É recomendado também consultar um nutricionista, para que seja possível seguir uma dieta saudável e que ajude a regular os níveis hormonais, além da realização de atividades físicas.
3. Má digestão e outros problemas digestivos
Embora não seja um sinal direto de alterações hormonais, os problemas digestivos podem indicar que se está comendo mais que o normal ou ingerindo muitos produtos industriais. E isso, normalmente acontece quando existe um desequilíbrio dos hormônios da fome ou da testosterona, por exemplo.
Além disso, em caso de hipotireoidismo, também pode acontecer digestão mais lenta e sensação de estômago cheio por mais tempo, pois a diminuição dos hormônios da tireoide reduzem a velocidade do funcionamento de todo o corpo.
O que fazer: nesses casos, é necessário ir ao endocrinologista, para que sejam solicitados exames que possam identificar se a má digestão é causada por alteração na produção de hormônios. Quando a suspeita é de alteração nos hormônios tireoidianos, como no hipotireoidismo, é recomendado pelo médico a realização de reposição hormonal, que é feito com o medicamento Levotiroxina, que contém o hormônio T4, que deve ser consumido conforme a orientação do médico.
É necessário, também, consultar o nutricionista para verificar quais alimentos são mais indicados e que aliviam os sintomas da má digestão e que possam ajudar a tratar a causa da alteração hormonal.